Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9767
Tipo: Tese
Título: Entre o efêmero e o perene: constituição, circulação e relações imagéticos-discursivas d(n)as tiras de Armandinho
Autor(es): Anderson Jose de Paula
Primeiro orientador: Claudete Cameschi de Souza
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo as tiras de Armandinho, de Alexandre Beck, cujo personagem tornou-se de grande expressividade nas redes sociais. O objetivo geral, é problematizar, pelo viés imagético-discursivo, a representação político-racial-pandêmica e os efeitos de sentido propostos pelas tiras de Armandinho no processo interacional ocorrido em sua fanpage homônima na rede social facebook. Especificamente, interessa a esta pesquisa: a) rastrear o processo constitutivo do texto verbo-visual por meio das condições de produção das tiras de Armandinho, a partir dos pressupostos da Análise do Discurso de orientação francesa, doravante ADF, em interface com os Estudos dos Quadrinhos; b) investigar as representações e os efeitos de sentido imagéticos-discursivos; c) aproximar as tiras de Armandinho às noções de crônica imagético-discursiva e ironia pelo viés discursivo-desconstrutivista e d) verificar as acepções de efêmero e perene nos recortes discursivos do gesto analítico. Assim, a hipótese foi de que as tiras de Armandinho, por meio de uma linguagem (nada) leve e (tampouco) objetiva, tratam de temas polêmicos e complexos e introduzem o dissenso político e social, de forma efêmera e perene, com/pelo humor e de maneira irônica, aproximando as tiras à crônica imagético-discursiva. Formulo, pois, três questões de pesquisa: 1) Sobre o olhar imagético-discursivo, a constituição das tiras de Armandinho mobiliza que tipos de representação política e social e quais efeitos de sentido? 2) Como o processo constitutivo do texto verbo-visual aproxima as tiras às noções de crônica discursivo-imagética e de ironia pelo viés da teoria discursivo-desconstrutivista? 3) De que maneira as acepções de efêmero e perene perpassam os recortes presentes no gesto analítico? Para tanto, na fundamentação teórica (trans)disciplinar empreendida aqui, destacam-se a ADF (Pêcheux, 1997, 1997a, 1999, 2008), (Pêcheux e Fuchs, 1997), (Foucault, 1979, 1985, 1996, 1999, 2008), (Orlandi, 2001, 2002, 2009, 2012, 2014), a perspectiva discursiva-desconstrutivista (Coracini, 2007, 2010) e (Derrida, 2001, 2001a), as noções imagético-discursivas pelos estudos dos quadrinhos (Cirne, 2000), (Chinen, 2011), (Postema, 2018) e (Vergueiro, 2012), especificamente, as tiras (Ramos, 2010, 2017) e linguagem e semiótica (Cagnin, 1975, 2014). A metodologia encontra eco no pensamento de Foucault (1979, 1999, 2008) por meio da arqueogenealogia que me permite escavar a materialidade linguística e imagético-discursiva em busca da produção de sentidos outros. As tiras de Armandinho constituem este escrito desde o sumário, uma vez que o corpora desta pesquisa é composto de 181 tiras, publicadas entre março e setembro de 2020. Entretanto, para o gesto analítico-interpretativo elenco dois eixos, em dois recortes: R1M1 – Pandêmico; R1M2 – Político-Racial e R2 – Político-Pandêmico, em grupos de duas, três e seis tiras, respectivamente, publicadas entre março e setembro de 2020, dentro do arquivo Pandemia da COVID-19, os quais constituem o corpus de análise. Como há um volume de tiras, elas foram constituindo a tese e foram organizadas em grupos e por cores: tiras remissivas (amarelas), tiras interativas (rosa), sequência (verde) e recorte (azul). Logo, a tese é dividida em três partes. Na primeira parte, apresento no Capítulo 01 o lugar das tiras nos estudos dos quadrinhos e as condições de produção da constituição das tiras de Armandinho; já no Capítulo 02 caracterizo a personagem Armandinho e seu autor Alexandre Beck. Na segunda parte, recorro ao Capítulo 03 e trago a fundamentação teórica com base na ADF a fim de promover gestos de leituras e mobilizar efeitos de sentido. No outro Capítulo dessa parte, o quarto, suscito os pressupostos teóricos encontrados no arcabouço escolhido, além dos fios (trans)disciplinares. Mobilizo, ainda, o percurso metodológico a partir da arqueogenealogia foucaultiana. Na terceira parte, quinto capítulo, trago o percurso analítico em que os recortes analisados possibilitaram ver uma criança atravessada por discursos outros a fim de reconhecer, apontar, refletir e/ou denunciar os problemas político-pandêmico-raciais e apontam para um discurso midiático que funciona como uma reação, ora perene, ora efêmera, ao contexto sócio-histórico-político-cultural-ideológico vigentes à época em que são produzidas e publicadas as tiras. Além disso, em virtude dessa reação, aproximam-se da crônica imagético-discursiva e tendo humor como elemento disjuntor também aproximam-se da ironia pela perspectiva discursiva-desconstrutivista. Palavras-chave: Discurso, Linguagem verbo-visual, Tiras, Representação
Abstract: This research has as its object of study the Armandinho strips, by Alexandre Beck, whose character has become very expressive on social networks. The general objective is to problematize, through the imagetic-discursive bias, the political-racial-pandemic representation and the effects of meaning proposed by Armandinho's strips in the interactional process that occurred on his homonymous fanpage on the social network Facebook. Specifically, this research is interested in: a) tracking the constitutive process of the verbal-visual text through the conditions of production of Armandinho's strips, based on the assumptions of French-oriented Discourse Analysis, hereinafter ADF, in interface with Comics Studies; b) investigating the representations and the imagetic-discursive effects of meaning; c) approaching Armandinho's strips to the notions of imagetic-discursive chronicle and irony through the discursive-deconstructivist bias; and d) verifying the meanings of ephemeral and perennial in the discursive excerpts of the analytical gesture. Thus, the hypothesis was that Armandinho’s strips, through a (not at all) light and (not at all) objective language, deal with controversial and complex themes and introduce political and social dissent, in an ephemeral and perennial way, with/through humor and in an ironic manner, bringing the strips closer to the imagetic-discursive chronicle. I therefore formulate three research questions: 1) Regarding the imagetic-discursive perspective, the constitution of Armandinho’s strips mobilizes what types of political and social representation and what effects of meaning? 2) How does the constitutive process of the verbal-visual text bring the strips closer to the notions of the imagetic-discursive chronicle and irony from the perspective of the discursive-deconstructivist theory? 3) In what way do the meanings of ephemeral and perennial permeate the excerpts present in the analytical gesture? To this end, in the (trans)disciplinary theoretical foundation undertaken here, the following stand out: ADF (Pêcheux, 1997, 1997a, 1999, 2008), (Pêcheux and Fuchs, 1997), (Foucault, 1979, 1985, 1996, 1999, 2008), (Orlandi, 2001, 2002, 2009, 2012, 2014), the discursive-deconstructivist perspective (Coracini, 2007, 2010) and (Derrida, 2001, 2001a), the imagistic-discursive notions through comics studies (Cirne, 2000), (Chinen, 2011), (Postema, 2018) and (Vergueiro, 2012), specifically, the strips (Ramos, 2010, 2017) and language and semiotics (Cagnin, 1975, 2014). The methodology echoes Foucault's thought (1979, 1999, 2008) through archeogenealogy that allows me to excavate the linguistic and image-discursive materiality in search of the production of other meanings. Armandinho's strips constitute this writing from the summary, since the corpus of this research is composed of 181 strips, published between March and September 2020. However, for the analytical-interpretative gesture, I cast two axes, in two excerpts: R1M1 – Pandemic; R1M2 – Political-Racial and R2 – Political-Pandemic, in groups of two, three and six strips, respectively, published between March and September 2020, within the COVID-19 Pandemic archive, which constitute the corpus of analysis. Since there is a volume of strips, they were constituting the thesis and were organized into groups and colors: cross-reference strips (yellow), interactive strips (pink), sequence (green) and clipping (blue). Therefore, the thesis is divided into three parts. In the first part, I present in Chapter 01 the place of strips in comics studies and the conditions of production of the constitution of Armandinho's strips; in Chapter 02 I characterize the character Armandinho and his author Alexandre Beck. In the second part, I refer to Chapter 03 and present the theoretical foundation based on the ADF in order to promote reading gestures and mobilize effects of meaning. In the other Chapter of this part, the fourth, I raise the theoretical assumptions found in the chosen framework, in addition to the (trans)disciplinary threads. I also mobilize the methodological path based on Foucaultian archeogenealogy. In the third part, fifth chapter, I present the analytical path in which the analyzed excerpts made it possible to see a child crossed by other discourses in order to recognize, point out, reflect and/or denounce the political-pandemic-racial problems and point to a media discourse that functions as a reaction, sometimes perennial, sometimes ephemeral, to the socio-historical-political-cultural-ideological context in force at the time in which the strips are produced and published. Furthermore, due to this reaction, they approach the image-discursive chronicle and, having humor as a disjunctive element, they also approach irony from the discursive-deconstructivist perspective. Keywords: Discourse, Verb-Visual Language, Strips, Representation
Palavras-chave: Entre o efêmero e o perene: constituição, circulação e relações imagéticos-discursivas d(n)as tiras de Armandinho
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9767
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

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