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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9760
Tipo: | Dissertação |
Título: | LINGUAGENS: FAKE NEWS, DA CONSTRUÇÃO À DESCONSTRUÇÃO DO SENTIDO. |
Autor(es): | Fernandes Cardoso Soares |
Primeiro orientador: | Onilda Sanches Nincao |
Resumo: | Este trabalho aborda, num primeiro momento, as linguagens utilizadas pelos homens em seu processo de comunicação e interação uns com os outros. Em um segundo momento, traz à tona discussões quanto às fake news, do ponto de vista ideológico, de suas origens, de como está sendo empregada, sobretudo aqueles reportados pela mídia tradicional e pela rede social. Em um terceiro momento, buscou mostrar em sala de aula como essas fake news são apresentadas nos livros didáticos, circulantes nas mídias digitais e, por meio do conhecimento, desenvolver junto aos educandos, o processo de desconstrução de uma notícia falsa para a construção de uma verdadeira por meio das práticas linguísticas baseadas nas modalizações propostas por Bronckart (1999) e de pesquisas em fontes seguras. O trabalho foi desenvolvido por meio dos livros do Ensino Fundamental de uma escola pública, na cidade de Cuiabá. Foram analisados materiais ofertados pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso para uso em sala de aula nas aulas de Língua Portuguesa, na cidade de Cuiabá, com alunos do ensino fundamental do 2º e 3º ciclos, da escola estadual Padre Firmo Pinto Duarte Filho, observando-se de que forma está apresentado tal gênero e suas peculiaridades por meio dos livros didáticos utilizados. Foram também pesquisados alguns textos divididos nas modalidades notícias de jornais, textos extraídos do material analisado com a finalidade de mostrar aos alunos os gêneros em que essas mais circulam. Esteve em debate os mecanismos de manipulação da linguagem verbal, não verbal e sincrética e seus efeitos de sentido diante do público que utiliza as mídias sociais e tradicionais. O aporte teórico utilizado baseia-se em Bronckart (1999); Schneuwly e Dolz Noverraz (2004) e Orlandi (2003). Buscar-se-á com os resultados obtidos nortear os trabalhos que poderão ser desenvolvidos pelos docentes junto ao seu alunado, instigando habilidades e competências e na consolidação de um cidadão capaz de diferenciar o que é fato ou fake. Palavras-chave: análise linguística; gênero; livro didático; fake news. |
Abstract: | Este artículo aborda, en primer lugar, los lenguajes utilizados por los seres humanos en su comunicación e interacción con los demás. En segundo lugar, plantea discusiones sobre las Fake News, desde un punto de vista ideológico, sus orígenes, cómo se están utilizando, especialmente las difundidas por los medios tradicionales y las redes sociales. En tercer lugar, buscó mostrar en el aula cómo estas Fake News se presentan en los libros de texto, circulan en los medios digitales y, a través del conocimiento, desarrollar con los alumnos el proceso de deconstrucción de noticias falsas para construir noticias verdaderas a través de prácticas lingüísticas basadas en las modalizaciones propuestas por Bronckart (1999) y la investigación de fuentes confiables. El trabajo se realizó a partir de libros de texto de enseñanza primaria de una escuela pública de la ciudad de Cuiabá. Se analizaron materiales ofrecidos por la Secretaría de Educación del Estado de Mato Grosso para uso en el aula en clases de lengua portuguesa en la ciudad de Cuiabá, con alumnos de 2º y 3º ciclo de la escuela pública Padre Firmo Pinto Duarte Filho, observando cómo se presenta este género y sus peculiaridades en los libros de texto utilizados. También se investigaron algunos textos, divididos en las modalidades de noticias periodísticas, textos extraídos del material analizado para mostrar a los alumnos los géneros en los que más circulan. Se debatieron los mecanismos de manipulación del lenguaje verbal, no verbal y sincrético y sus efectos de significado en el público usuário de los medios sociales y tradicionales. El marco teórico utilizado se basa en Bronckart (1999); Schneuwly y Dolz Noverraz (2004) y Orlandi (2003). Los resultados obtenidos servirán para orientar el trabajo que los profesores pueden desarrollar con sus alumnos, inculcando habilidades y competencias y consolidando una ciudadanía capaz de diferenciar entre realidad y falsedad. Palabras clave: análisis lingüístico; género; libro de texto; fake news. |
Palavras-chave: | análise linguística gênero livro didático. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9760 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras) |
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