Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9717
Tipo: Dissertação
Título: A Pedagogia Histórico-Crítica no contexto da nova política curricular: um estudo sobre o ensino de química na Base Nacional Comum Curricular e no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul
Autor(es): Marcos Geraldo Vieira
Primeiro orientador: Paulo Fioravante Giareta
Resumo: O presente trabalho parte do reconhecimento de que o atual currículo escolar brasileiro, isto é, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e também o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul (CRMS), são políticas de Estado cujas implementações se dão no âmbito da agenda política e econômica neoliberal. Busca-se analisar a caracterização destas políticas educacionais no que tange o ensino de Química para a etapa do Ensino Médio, bem como sua relação (aproximação/distanciamento) com a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). A pesquisa se ampara na perspectiva crítica, a fim de analisar o objeto à luz da realidade material, social e histórica, fazendo-se uso da técnica de análise documental. Ancora-se nas pesquisas de importantes autores da área, como: Antunes (2009); Antunes e Pinto (2017); Jesus (1989); Giareta (2021a; 2021b); Silva (2016; 2020); Zank e Malanchen (2020); Neves (2005); Gramsci (1982; 1968); Saviani (2011; 2012a; 2012b; 2012c; 2019, 2020, 2021); Duarte (2012; 2020); Cury, Reis e Zanardi (2018); Del Roio (2018); Laval (2004); Mèszàros (2008), entre outros, que oferecem suas contribuições teóricas para a elucidação da temática da pesquisa. A pesquisa indica que a BNCC e o CRMS, na perspectiva do ensino de Química, têm matrizes teóricas e metodológicas fundamentadas na Pedagogia das Competências. Além disso, estão profundamente marcados pelos disciplinamentos hegemônicos da sociabilidade neoliberal. A organização curricular centrada em habilidades e competências tende a aprofundar a divisão classista e a restringir o acesso ao conhecimento elaborado e à cultura, impactando significativamente os estudantes provenientes das classes subalternizadas. Assim, apresentam diversas contradições e distanciamentos em relação à Pedagogia Histórico-Crítica.
Abstract: This work is based on the recognition that the current Brazilian school curriculum, that is, the National Common Curricular Base (BNCC), and also the Mato Grosso do Sul Reference Curriculum (CRMS), are State policies whose implementations take place within the scope of the neoliberal political and economic agenda. The aim is to analyze the characterization of these educational policies regarding the teaching of Chemistry for the High School stage, as well as their relationship (approximation/distance) with Historical-Critical Pedagogy (PHC). The research is based on the critical perspective, in order to analyze the object in light of the material, social and historical reality, using the documentary analysis technique. It is based on research by important authors in the field, such as: Antunes (2009); Antunes and Pinto (2017); Jesus (1989); Giareta (2021a; 2021b); Silva (2016; 2020); Zank and Malanchen (2020); Neves (2005); Gramsci (1982; 1968); Saviani (2011; 2012a; 2012b; 2012c; 2019, 2020, 2021); Duarte (2012; 2020); Cury, Reis and Zanardi (2018); Del Roio (2018); Laval (2004); Mèszàros (2008), among others, who offer their theoretical contributions to elucidate the research theme. The research indicates that the BNCC and CRMS, from the perspective of teaching Chemistry, have theoretical and methodological matrices based on the Pedagogy of Competencies. In addition, they are deeply marked by the hegemonic disciplines of neoliberal sociability. The curricular organization centered on skills and competencies tends to deepen class divisions and restrict access to elaborated knowledge and culture, significantly impacting students from lower classes. Thus, they present several contradictions and distances in relation to Historical-Critical Pedagogy.
Palavras-chave: Ensino de Química. Pedagogia Histórico-Crítica. Base Nacional Comum Curricular. Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9717
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação Educação UFMS - Marcos.pdf620,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.