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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Eu só quero é ser feliz: A educação em direitos humanos como política da ressocialização nas unidades educacionais de internação de Mato Grosso do Sul
Autor(es): Pereira, Gihany Eduarda Costa
Primeiro orientador: Galicia, Caique Ribeiro
Resumo: Este trabalho investiga a relação entre a educação em direitos humanos e a ressocialização de jovens pretas em conflito com a lei nas Unidades Educacionais de Internação (UNEIs) de Mato Grosso do Sul. A pesquisa destaca a identidade da autora como mulher negra e consciente de classe, utilizando uma abordagem pessoal para questões de vulnerabilidade social e defesa de direitos. Apesar da negativa da instituição para a realização da pesquisa de campo, através de reunião informando a proteção das jovens presentes na unidade, embora tenha sido indicado que suas necessidades seriam respeitadas, foi possível identificar lacunas significativas na abordagem da ressocialização para adolescentes, especialmente em relação a gênero e raça. As análises bibliográficas revelaram a ausência de projetos efetivos voltados para esse público e a falta de dados atualizados, refletindo a invisibilidade das jovens negras em conflito com a lei. Por meio de uma abordagem qualitativa, incluindo revisão bibliográfica e análise crítica, a pesquisa busca contribuir para a construção de um sistema socioeducativo mais justo e efetivo, que atenda às necessidades e realidades das jovens pretas periféricas. A conclusão enfatiza a importância de iniciativas que promovam a ampliação da infraestrutura das UNEIs e a implementação de programas sensíveis às questões de gênero e raça, reforçando a necessidade de um sistema que respeite e promova os direitos humanos das adolescentes em internação
Abstract: This work investigates the relationship between human rights education and the resocialization of young black women in conflict with the law in the Educational Internment Units (UNEIs) of Mato Grosso do Sul. The research highlights the author's identity as a black, class-conscious woman, using a personal approach to issues of social vulnerability and the defense of rights. Despite the refusal of the institution to carry out the field research, through a meeting informing them of the protection of the young women present in the unit, although it was indicated that their needs would be respected, it was possible to identify significant gaps in the approach to resocialization for adolescents, especially in relation to gender and race. The bibliographic analysis revealed the absence of effective projects aimed at this public and the lack of up-to-date data, reflecting the invisibility of young black women in conflict with the law. Through a qualitative approach, including a bibliographical review and critical analysis, the research seeks to contribute to the construction of a fairer and more effective socio-educational system that meets the needs and realities of young black women from the periphery. The conclusion emphasizes the importance of initiatives that promote the expansion of the infrastructure of UNEIs and the implementation of programs that are sensitive to gender and race issues, reinforcing the need for a system that respects and promotes the human rights of adolescent girls in detention.
Palavras-chave: Jovens Negras
Unei
Educação em Direitos Humanos
Ressocialização
Mato Grosso do Sul
Instituições Socioeducativas
Vulnerabilidade Social
Exclusão Social
Desigualdade Racial
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9704
Data do documento: 2024
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