Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9682
Tipo: Dissertação
Título: Produções de vídeos matemáticos no ensino superior e avaliação da aprendizagem: aberturas possíveis
Autor(es): GABRIELA DA SILVA SANDIM
Primeiro orientador: Aparecida Santana de Souza Chiari
Resumo: Esta pesquisa está vinculada ao grupo de pesquisa Tecnologias Digitais, Mobilidade e Educação Matemática (TeDiMEM). A pesquisa está estruturada no formato multipaper, em que cada capítulo contempla um objetivo específico. A pesquisa é de abordagem qualitativa. Temos como questão de pesquisa: Como pode acontecer um processo avaliativo em uma disciplina de Cálculo I por meio de produções de vídeos matemáticos? Nosso objetivo é investigar processos avaliativos com produções de vídeos matemáticos desenvolvidos por estudantes. Este objetivo se subdivide em objetivos específicos, que envolvem analisar as perspectivas dos sujeitos da pesquisa em relação à temática e analisar os vídeos produzidos por eles. A partir dessas análises, discutimos critérios avaliativos para auxiliar professores na avaliação por meio de vídeos. Os sujeitos da pesquisa são alunos de uma disciplina de Cálculo I, ministrada no segundo semestre de 2022, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). No referencial teórico trazemos discussões sobre a avaliação da aprendizagem, tecnologias digitais e multimodalidade. A produção de dados foi feita a partir de observação participante e entrevistas. A análise foi realizada sobre os dados produzidos e os dados contidos no ambiente virtual de aprendizagem em que a disciplina foi organizada. A partir das entrevistas realizadas concluímos que os vídeos como prática avaliativa pode impulsionar os alunos em práticas de estudos, para realizar as gravações, implicando em suas aprendizagens; pode diminuir a ansiedade e o medo, se comparado a uma prova escrita, além de possibilitar mais elementos para o professor considerar no momento da avaliação, como a fala, gestos, escrita etc. Alguns desafios foram observados, como assimetria em relação aos usos que os alunos fazem das tecnologias digitais. Com a análise dos vídeos concluímos que diferentes modos contribuem com possibilidades diversas para a expressão de sinais de aprendizagem, fazendo com que o professor tenha informações específicas sobre o raciocínio do aluno.
Abstract: This research is linked to the Digital Technologies, Mobility and Mathematics Education (TeDiMEM) research group. The research is structured in multipaper format, in which each chapter addresses a specific objective. The research has a qualitative approach. Our research question is: How can an evaluation process happen in a Calculus I discipline through mathematical video productions? Our objective is to investigate evaluation processes with mathematical video productions developed by students. This objective is subdivided into specific objectives, which involve analyzing the perspectives of the research subjects in relation to the theme and analyzing the videos produced by them. Based on these analyses, we discuss evaluation criteria for teaching assistants in evaluation through videos. The research subjects are students of a Calculus I course, taught in the second semester of 2022, at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS). In the theoretical framework we bring discussions about the assessment of learning, digital technologies and multimodality. Data production was based on participant observations and interviews. An analysis was carried out on the data produced and the data contained in the virtual learning environment in which the subject was organized. From the interviews carried out, we concluded that videos as an evaluative practice can contribute to students' study practices, to carry out recordings, resulting in their learning; it can reduce anxiety and fear, compared to a written test, in addition to allowing more elements for the teacher to consider at the time of assessment, such as speech, gestures, writing, etc. students use digital technologies. With the analysis of the videos, we concluded that different modified modes with different possibilities for expressing learning signals, providing the teacher with specific information about the student's reasoning.
Palavras-chave: Educação Matemática
Tecnologias Digitais
Cálculo 1.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9682
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.