Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9648
Tipo: | Revista |
Título: | AUTISMO: CONCEITO E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Autor(es): | GABRIELA CAMARGO DA SILVA OLIVEIRA |
Primeiro orientador: | FÁBIO JOSÉ ANTÔNIO DA SILVA |
Resumo: | O presente trabalho tem o propósito de analisar a relação entreo educando com Autismo e o lúdico, buscando ser uma ferramentautilizada pelo professor rumo a uma educação mais inclusiva, além deidentificar quais atividades lúdicas proporcionam a estimulaçãonecessária para o desempenho do aluno, partindo do seguinte questionamento: como a atividade lúdica contribui para odesenvolvimento da criança autista? Como ocorre a inclusão do alunoautista e consequentemente a sua aprendizagem? Quais os fatoresinterferem na aprendizagem do sujeito autista? Quais estratégias sãonecessárias para garantir a aprendizagem significativa desse sujeito? Paraa metodologia optou-se pela pesquisa bibliográfica. Esse tema é relevante tendo em vista a possibilidade de preencher a lacuna presente nosestudos sobre o desenvolvimento da aprendizagem de crianças autistas.O papel do educador na aprendizagem através do lúdico na práticapedagógica para educação dessas crianças é fundamental para incluí-loscada vez mais no universo pedagógico da escola. |
Abstract: | The purpose of this work is to analyze the relationship betweenstudents with Autism and play, seeking to be a tool used by the teachertowards a more inclusive education, in addition to identifying which playactivities provide the necessary stimulation for student performance. ,starting from the following question: how does playful activity contributeto the development of autistic children? How does the inclusion of autisticstudents and consequently their learning occur? What factors interferewith the learning of autistic individuals? What strategies are necessary toensure meaningful learning for this subject? For the methodology,bibliographical research was chosen. This topic is relevant given thepossibility of filling the gap present in studies on the learningdevelopment of autistic children. The role of the educator in learningthrough play in pedagogical practice for the education of these children isfundamental to increasingly include them in the school’s pedagogical universe. |
Palavras-chave: | Autismo Lúdico Aprendizagem. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9648 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPAN) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
19130.pdf | 348,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.