Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9610
Tipo: | Dissertação |
Título: | UMA ANÁLISE SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL NO CAMPUS DE PONTA PORÃ (2009 – 2022) |
Autor(es): | JOSÉ AUGUSTO GUEVARA DELGADO |
Primeiro orientador: | Kesia Caroline Ramires Neves |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi investigar que representação sobre a Resolução de Problemas aparece em um curso de Licenciatura em Matemática e, se havendo essa representação, ela pode ser considerada um saber para a formação profissional de professores de matemática. Para essa investigação, utilizamos a História Cultural como fundamentação teórico-metodológica, uma vez que nos forneceu a noção de representação coletiva, que nos ajudou a entender como a Resolução de Problemas foi posta no curso de Licenciatura em Matemática, e como esse compreendia a Resolução de Problemas, também utilizamos outros conceitos, como Cultura Escolar e História das Disciplinas Escolares, que são objetos de estudo no campo da História da educação matemática. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, verificamos os Projetos Pedagógicos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no campus de Ponta Porã, no período de 2009 a 2022, além de planos de ensino e documentos oficiais do governo e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul que influenciaram internamente o curso de Matemática. Ao longo das análises, identificamos características da Cultura Escolar do curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Ponta Porã, observando que o curso foi pensado considerando a realidade regional na qual se situava, também identificamos influências de documentos externos, que afetaram características e disciplinas do curso. Mostramos ao longo dessas análises como a representação coletiva do curso a respeito da Resolução de Problemas se modificou ao longo dos anos, desde 2009 a 2022, tornando-se a metodologia de ensino com maior presença na grade curricular. |
Abstract: | The objective of this research was to investigate what representation about Problem Solving appears in a Mathematics Degree course and, if there is such a representation, it can be considered knowledge for the professional training of mathematics teachers. For this investigation, we used Cultural History as a theoretical-methodological foundation, as it provided us with the notion of collective representation, which helped us understand how Problem Solving was included in the Mathematics Degree course, and how it understood Resolution Problems, we also use other concepts, such as School Culture and History of School Subjects, which are objects of study in the field of History of mathematical education. To develop this research, we verified the Pedagogical Projects of the Mathematics Degree Course at the Federal University of Mato Grosso do Sul, on the Ponta Porã campus, from 2009 to 2022, in addition to teaching plans and official documents from the government and the Federal University of Mato Grosso do Sul that internally influenced the Mathematics course. Throughout the analyses, we identified characteristics of the School Culture of the Degree in Mathematics course at the Ponta Porã Campus, noting that the course was designed considering the regional reality in which it was located, we also identified influences from external documents, which affected characteristics and disciplines of the course. We show throughout these analyzes how the collective representation of the course regarding Problem Solving has changed over the years, from 2009 to 2022, becoming the teaching methodology with the greatest presence in the curriculum. |
Palavras-chave: | História Cultural, Resolução de Problemas, Licenciatura em Matemática |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9610 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
dissertação finalizada.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.