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Tipo: Dissertação
Título: A GESTÃO ESCOLAR E A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC: o caso de um município no Mato Grosso do Sul – MS
Autor(es): Janete Aparecida Coelho
Primeiro orientador: Tarcisio Luiz Pereira
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as alterações ocorridas na gestão escolar a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), elege-se o município de Bataguassu, localizado no estado de Mato Grosso do Sul (MS), como lócus da investigação, tem como recorte temporal o período de 2017 a 2022 e se dá no âmbito do Programa de Pós-graduação da UFMS-Campus de Três Lagoas/MS, na linha de pesquisa Formação de Professores e Políticas Públicas. Ancora-se na perspectiva teóricas propostas por Saviani, Libâneo, Oliveira e Toschi, Cury, Heloisa Lück e Paro, dentre outros autores. Em termos metodológicos, a pesquisa apresenta-se sob o olhar do materialismo histórico-dialético, com uma abordagem qualitativa, com caráter descritivo e exploratório subsidiada pela análise documental. Os resultados da pesquisa demonstram que há em curso no campo da gestão escolar uma lógica capitalista de caráter neoliberal voltada para disseminar ações e documentos aos dirigentes escolares no sentido de moldá-los a agir conforme as diretrizes trazidas pela BNCC, tornando-os meros aplicadores da norma e fiscalizadores das ações docentes na perspectiva do cumprir-se a Base. Palavras-chave: Educação; Gestão Escolar; BNC-Diretor; BNCC; Mato Grosso do Sul.
Abstract: The present research aims to analyze the changes that occurred in school management following the implementation of the National Common Curricular Base (BNCC), the municipality of Bataguassu, located in the state of Mato Grosso do Sul (MS), was chosen as the locus of the investigation. , has a time frame from 2017 to 2022 and takes place within the scope of the Postgraduate Program at UFMS-Campus de Três Lagoas/MS, in the line of research Teacher Training and Public Policies. It is anchored in the theoretical perspective proposed by Saviani, Libâneo, Oliveira and Toschi, Cury, Heloisa Lück and Paro, among other authors. In methodological terms, the research is presented from the perspective of historical-dialectical materialism, with a qualitative approach, with a descriptive and exploratory character supported by documentary analysis. The research results demonstrate that there is a neoliberal capitalist logic underway in the field of school management aimed at disseminating actions and documents to school leaders in order to shape them to act in accordance with the guidelines brought by the BNCC, making them mere applicators of the standard and supervisors of teaching actions with a view to complying with the Base. Keywords: Education; School Management; BNC-Director; BNCC; Mato Grosso do Sul.
Palavras-chave: Gestão Escolar
BNC-Diretor
BNCC
Mato Grosso do Sul.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9606
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

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