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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9579
Tipo: | Dissertação |
Título: | Gêneros discursivos argumentativos nos anos finais do Ensino Fundamental: uma proposta de sequência didática |
Autor(es): | Nadiane Batista de Souza |
Primeiro orientador: | Onilda Sanches Nincao |
Resumo: | RESUMO Este estudo investigou o ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental, com foco nos gêneros discursivos argumentativos. Fundamentado em teóricos como Bakhtin, Bronckart e Marcuschi, bem como nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular, o trabalho refletiu sobre o processo de construção argumentativa em artigos de opinião produzidos por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, por meio de análise teórica, elaboração e aplicação de sequência didática que visou ampliar a capacidade dos alunos de se posicionarem diante de temas polêmicos e argumentarem sobre eles de forma persuasiva. Utilizando-nos de uma abordagem qualitativa, realizamos observações de aulas e registros em diário de campo, focando especificamente no 8º ano da Escola Municipal Antônio de Souza Lobo Sobrinho. O objetivo foi identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos na produção textual, sobretudo no artigo de opinião. Por meio do estudo concluímos que é essencial revisar a abordagem do ensino de Língua Portuguesa, integrando conhecimentos e habilidades para desenvolver a competência argumentativa dos alunos. A adoção de sequências didáticas focadas nesses gêneros pode sanar lacunas na aprendizagem, promovendo uma escrita mais coerente, crítica e eficaz, fundamental tanto para o sucesso acadêmico quanto para o exercício da cidadania ativa. Palavras-chave: Língua Portuguesa. gêneros discursivos argumentativos, Artigo de opinião, argumentatividade, sequências didáticas. |
Abstract: | ABSTRACT This study investigated Portuguese language teaching in the final years of elementary school, focusing on argumentative discursive genres. Based on theorists such as Bakhtin, Bronckart and Marcuschi, as well as the National Curricular Parameters and the National Common Curricular Base, the work reflected on the process of argumentative construction in opinion articles produced by students in the 8th year of Elementary School, through analysis theoretical, elaboration and application of a didactic sequence that aimed to expand students' ability to position themselves in the face of controversial topics and argue about them in a persuasive way. Using a qualitative approach, we carried out class observations and field diary records, focusing specifically on the 8th year of the Antônio de Souza Lobo Sobrinho Municipal School. The objective was to identify the main difficulties faced by students in textual production, especially in opinion articles. Through the study I concluded that it is essential to review the approach to teaching Portuguese, integrating knowledge and skills to develop students' argumentative competence. The adoption of teaching sequences focused on these genres can remedy gaps in learning, promoting more coherent, critical and effective writing, fundamental both for academic success and for the exercise of active citizenship. Keywords: Portuguese Language. argumentative discursive genres, argumentativeness, didactic sequences |
Palavras-chave: | Língua Portuguesa. gêneros discursivos argumentativos, argumentatividade, sequências didáticas |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9579 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras) |
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