Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9528
Tipo: Dissertação
Título: Territorialidade e Poder: Uma Análise do Discurso na (re)constituição Identitária do Povo Ofaié
Autor(es): Luzinete Cosmo de Noronha
Primeiro orientador: Vania Maria Lescano Guerra
Resumo: A partir do pressuposto de que a identidade e posse territorial dão mais empoderamento ao ser humano, elaboramos a hipótese de que por meio do registro histórico é possível identificarmos traços de subjetividade do povo Ofaié. Assim, para que esta pesquisa fosse desenvolvida, traçaram-se as seguintes perguntas: O registro da trajetória histórica do povo Ofaié contribuiu para que essa etnia não fosse esquecida? A identificação dos traços de subjetividade do povo Ofaié está intrínseco no discurso de outros? O registro da história do povo Ofaié permitiu a (re)constituição de sua identidade? A partir dessas questões, elaborou se o objetivo geral desse trabalho que é problematizar a representação do sujeito indígena Ofaié, e do sujeito branco a partir da releitura do livro “O território OFAIÉ: pelos caminhos da história”. Como objetivos específicos, foram propostos: a) mostrar a importância do registro da língua desse povo, no intuito de contribuir com a sua preservação e identificar traços da cultura Ofaié; b) analisar as influências sofridas pelos Ofaié em sua trajetória e como isso contribuiu para a (re)constituição de sua identidade; c) analisar os traços de subjetividade do povo Ofaié na perspectiva do homem branco, por meio de recortes trazidos do livro mencionado. Para sustentação desta pesquisa, orientou-se pelos seguintes pressupostos teóricos: Foucault (1992), Coracini (2010), Pêcheux (1988), Orlandi (2008) e Guerra (2015). Como acréscimo a esta pesquisa, trouxemos um exemplo de (re)constituição, de valorização e de perpetuação da etnia, um projeto criado junto aos alunos e comunidade indígena, em forma de verbete, intitulado “Dicionário Ofaié”, trazendo palavras indígenas e suas traduções para a língua portuguesa, junto à figura. Pautada na arqueogenealogia foucaultiana, buscamos compreender e problematizar o papel da linguagem no meio dos processos sociais, culturais e históricos dos povos indígenas, no caso, os Ofaié, trazidos pelo livro citado. Nesse sentido, verificou-se uma relação de saber-poder, a exemplo de Guerra (2015) que, também, busca identificar como as estruturas linguísticas refletem e perpetuam as relações de poder na sociedade. Este trabalho apresenta-se em três capítulos. O primeiro fala do percurso histórico, da memória cultural e social desse povo e do processo de colonização; o segundo apresenta os procedimentos teóricos metodológicos, os objetivos propostos e, por fim, trazemos a análise de dados e a aplicabilidade da Linguística Aplicada tendo como prioridade a língua e cultura dos povos originários, a partir do discurso de fronteira, conflitos e resultados da análise dos recortes discursivos. Palavras-chave: Identidade. Ofaié. (Re)constituição. Relações de poder.
Abstract: Based on the assumption that identity and territorial possession give more empowerment to human beings, we developed the hypothesis that through the historical record it is possible to identify traces of subjectivity of the Ofaié people. Therefore, for this research to be developed, we asked the following questions: Did recording the historical trajectory of the Ofaié people contribute to ensuring that this ethnic group was not forgotten? Is the identification of the subjectivity traits of the Ofaié people intrinsic in the discourse of others? Did the recording of the history of the Ofaié people allow the re(constitution) of their identity? Based on these questions, we elaborate the general objective of this work, which is to problematize the representation of the indigenous Ofaié subject, and the white subject, based on a re-reading of the book “The OFAIÉ territory: through the paths of history”. As specific objectives, we propose: a) showing the importance of recording the language of these people, in order to contribute to its preservation and identify traces of the Ofaié culture; b) analyze the influences suffered by the Ofaié in their trajectory and how this contributed to the re(constitution) of their identity; c) analyze the subjectivity traits of the Ofaié people from the perspective of the white man through excerpts taken from the mentioned book. To support this research, we are based on the following theoretical assumptions, such as: Foucault (1992), Coracini (2010), Pêcheux (1988), Orlandi (2008) and Guerra (2015). As an addition to this research, we brought an example of (re)constitution, valorization and perpetuation of ethnicity, a project created, together with students and the indigenous community, in the form of an entry, entitled “Ofaié Dictionary”, bringing indigenous words and their translations into Portuguese, next to the figure. Based on Foucauldian archaeogenealogy, we seek to understand and problematize the role of language in the social, cultural and historical processes of indigenous peoples, in this case, the Ofaié, brought by the aforementioned book. In this sense, we verify a knowledge-power relationship, like Guerra (2015) that also seeks to identify how linguistic structures reflect and perpetuate power relations in society. This work has three chapters. The first talks about the historical path, the cultural and social memory of these people and the colonization process; the second presents the theoretical methodological procedures, the proposed objectives, and, finally, we present data analysis and the applicability of Applied Linguistics, taking as priority the language and culture of the original peoples, from border discourse, conflicts and results of the analysis of discursive excerpts. Keywords: Identity. Ofaié. (Re)constitution. Power relationship.
Palavras-chave: Identidade
Ofaié
(Re)Constituição
Relações de poder.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9528
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

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