Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9496
Tipo: | Dissertação |
Título: | A ESCRITA AUTORAL DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO EXPRESSÃO DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS |
Autor(es): | RENATA AKEMI OKANO |
Primeiro orientador: | Armando Marino Filho |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objeto de estudo o processo de aquisição da escrita de crianças no período de desenvolvimento psicológico de 6 a 9 anos, em uma perspectiva teórica histórico-cultural. O objetivo geral é compreender como a concepção da Teoria Histórico-Cultural pode enriquecer a prática pedagógica ao considerar o contexto social e cultural dos alunos como condições essenciais para o desenvolvimento de uma escrita e autoral. O estudo analisou como a metodologia de fragmentação da escrita e a repetição de palavras impactam a expressão do pensamento e conhecimento das crianças. Os objetivos específicos foram: analisar como a metodologia de ensino baseada na fragmentação e correspondência letra/som, interfere no processo aquisitivo da linguagem escrita; investigar de que forma essa metodologia pode afetar o desenvolvimento da escrita autoral em crianças; explorar as contribuições do processo da escrita autoral para que a criança se estabeleça, futuramente, como sujeito autor. A pesquisa tem como fundamento a base teórica de Vigotski e às contribuições de autores como A. N. Leontiev, V. V. Davidov e A. R. Luria, entre outros. A abordagem metodológica seguiu os princípios do materialismo histórico-dialético, e a análise dos dados foi feita com base na sistematização conceitual e a generalização teórico. Os resultados indicaram que, embora a fragmentação possa facilitar o reconhecimento inicial de fonemas e grafemas, sua aplicação isolada tem limitações significativas. A metodologia tende a focar excessivamente na decodificação mecânica, negligenciando aspectos importantes da escrita autoral, como a criação de significados e a contextualização. Isso pode restringir o desenvolvimento da escrita autoral e a capacidade das crianças de se engajar em práticas de escrita mais complexas e criativas. A pesquisa mostrou que a escrita autoral se desenvolve melhor quando integrada a contextos significativos e práticas pedagógicas que promovem a expressão criativa e a autoria pessoal. Constatou-se que a fragmentação deve ser complementada por abordagens que valorizem a escrita como meio de expressão e comunicação. A prática da escrita autoral em contextos sociais e significativos é fundamental para o desenvolvimento da identidade autoral das crianças. |
Abstract: | This research focused on the process of writing acquisition in children during the psychological development period of 6 to 9 years, from a historical-cultural theoretical perspective. The general objective is to understand how the conception of Historical-Cultural Theory can enrich pedagogical practice by considering the social and cultural context of students as essential conditions for the development of authorial writing. The study analyzed how the methodology of writing fragmentation and the repetition of words impact children's expression of thought and knowledge. The specific objectives were: to analyze how the teaching methodology based on fragmentation and the correspondence between letters and sounds interferes with the acquisitions process of written language; to investigate how this methodology can affect the development of authorship in writing among children; and to explore the contributions of the authorial writing process for children to establish themselves, in the future, as author subjects. The research is grounded in the theoretical framework of Vygotsky and the contributions of authors such as A. N Leontiev, V.V. Davidov, and A. R. Luria, among others. The methodological approach followed the principles of historical-dialectical materialism, and data analysis was based on conceptual systematization and theoretical generalization. The results indicated that, although fragmentation may facilitate the initial recognition of phonemes and graphemes, its isolated application has significant limitations. The methodology tends to excessively focus on mechanical decoding, neglecting important aspects of authorial writing, such as meaning creation and contextualization. This may restrict the development of authorial writing and children's ability to engage in more complex and creative writing practices. The research showed that authorial writing develops better when integrated into meaningful contexts and pedagogical practices that promote creative expression and personal authorship. It was found that fragmentation should be complemented by approaches that value writing as a means of expression and communication. The practice of authorial writing in social and meaningful contexts was crucial for the development of children's authorial identity. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento psicológico escrita Teoria Histórico-Cultural. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9496 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
RENATA AKEMI OKANO.docx.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.