Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9489
Tipo: Dissertação
Título: Formação do Leitor Literário: uma Perspectiva para o Avanço na Aprendizagem
Autor(es): MARIA EDNALVA DOS SANTOS RODRIGUES
Primeiro orientador: Amaya Obata Mourino de Almeida Prado
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-ação realizada em sala de aula com a proposta de formação do leitor literário, nas aulas de Língua Portuguesa. Ao final do projeto pretendemos verificar se o processo de formação do leitor literário contribui para o avanço de aprendizagem. Para esta pesquisa foram selecionadas duas habilidades da BNCC - Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), do Campo Artístico-Literário , a fim de desenvolver a proficiência leitora nos alunos, em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Manoel da Costa Lima, do município de Bataguassu – MS, na faixa etária entre 13 a 14 anos. Para a realização deste trabalho selecionamos as teorias que fundamentam o potencial de ensino por meio da leitura literária, como o conceito de Letramento Literário (Cosson 2012), aliado ao método recepcional proposto por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1993). O trabalho foi desenvolvido a partir do método da pesquisa- ação apresentado por Michel Thiollent (1986), com a finalidade de intervir na situação problema e, ao mesmo tempo, verificar os avanços. Todo o processo de desenvolvimento se norteou pelas abordagens teóricas para o ensino da literatura na sala de aula e formação do leitor defendidos pela BNCC. A proposta foi desenvolvida a partir de módulos em formatos de oficinas de leitura de textos literários, centrados na leitura, compreensão e interpretação de textos literários. Para este trabalho foram contempladas obras da literatura infanto-juvenil do gênero conto. Utilizamos como parâmetros para verificar o aprendizado dos alunos, os resultados de duas avaliações aplicadas pelo Sistema de Monitoramento do programa Novo Mais Educação, em parceria com o MEC e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação - CAED. Os resultados embasaram o diagnóstico inicial das habilidades ainda não consolidadas pelos alunos. Além desses critérios, aplicamos: avaliação dissertativa, produziram atividades, questionários, produção textual e participação oral. Os resultados apresentados serviram para observar o avanço em cada etapa dos módulos de oficinas, com a apresentação de textos mais desafiadores, com o propósito de formar o leitor, desenvolver as competências e habilidades para a leitura proficiente e autônoma. Ao final, demonstramos que os alunos participantes deste projeto desenvolveram outras habilidades leitora, conferindo um avanço no processo de aprendizagem, por meio das avaliações propostas pelo Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul (SED). Nossa pesquisa apresenta que o texto literário é a ferramenta de ensino que melhor contribui para a formação humana, que corresponde à ideia de integralidade promovida através da Literatura. Palavras-chave: BNCC; Literatura; Língua Portuguesa; Leitor proficiente.
Abstract: This paper presents the results of an action research project carried out in the classroom with the aim of training literary readers in Portuguese language classes. At the end of the project, we intend to see if the process of training the literary reader contributes to learning progress. For this research, we selected two skills from the BNCC - National Common Curricular Base (BRASIL, 2018), from the artistic-literary field, in order to develop reading proficiency in students, in an 8th grade class, at the Manoel da Costa Lima State School, in the municipality of Bataguassu - MS, aged between 13 and 14. To carry out this work, we selected theories that underpin the potential for teaching through literary reading, such as the concept of Literary Literacy (Cosson 2012), combined with the receptive method proposed by Maria da Glória Bordini and Vera Teixeira de Aguiar (1993). The work was developed using the action research method presented by Michel Thiollent (1986), with the aim of intervening in the problem situation and, at the same time, verifying progress. The entire development process was guided by the theoretical approaches to teaching literature in the classroom and reader training advocated by the BNCC. The proposal was developed using modules in the form of literary text reading workshops, focusing on reading, understanding and interpreting literary texts. For this work, we used works of children's literature in the short story genre. We used the results of two evaluations carried out by the Novo Mais Educação program's monitoring system, in partnership with the MEC and the Center for Public Policy and Education Evaluation (CAED), as parameters for verifying student learning. The results provided the basis for an initial diagnosis of the skills that the students had not yet consolidated. In addition to these criteria, we applied: dissertation assessment, producing activities, questionnaires, textual production and oral participation. The results presented were used to observe progress at each stage of the workshop modules, with the presentation of more challenging texts, with the aim of training the reader, developing the skills and abilities for proficient and autonomous reading. In the end, we demonstrated that the students who took part in this project developed other reading skills, making progress in the learning process, by means of the assessments proposed by the Mato Grosso do Sul Department of Education (SED). Our research shows that the literary text is the teaching tool that best contributes to human formation, which corresponds to the idea of integrality promoted through Literature. Keywords: BNCC; Literature; Portuguese language; Proficient reader.
Palavras-chave: BNCC
Literatura
Língua Portuguesa
Leitor proficiente.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9489
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ednalva vers final.pdf5,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.