Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9458
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | PLANEJAMENTOS QUE ACOLHEM “PÓS PANDEMIA DO COVID-19”: um breve relato de experiência no programa de residência pedagógica |
Autor(es): | AMARAL, Elenice Kill Dias |
Primeiro orientador: | BISPO, SILVANA ALVES DA SILVA |
Resumo: | Em decorrência da pandemia do COVID-19 as crianças realizaram no período 2020 – 2021 atividades orientadas pelos professores de forma remota, portanto, muitas delas não frequentaram um CEI. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de iniciação à docência realizado por um grupo de acadêmicos do curso de Pedagogia, na condição de residentes do Programa de Residência Pedagógica vivenciado em uma escola municipal na cidade de Três Lagoas-MS, durante o início do ano letivo do ano de 2022, com o Grupo 6 da Educação Infantil orientado pela preceptora e professora da turma Naiara Pires Costa Bezerra e supervisionado pela Prof.ª Dra. Silvana Bispo. Planejamos e executamos, pautados nas orientações das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (2010) e Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas (2019), um plano de aula de 10 dias letivos, tendo como foco o acolhimento das crianças. As atividades deram ênfase nos sentimentos e emoções para que, desde o primeiro contato, as relações de parceria entre família escola-criança fossem fortalecidas, visando amenizar os impactos das primeiras semanas de adaptação escolar afetando a criança positivamente. O desenvolvimento da sequência foi uma experiência significativa, participamos de vivências ímpares que somaram positivamente à nossa formação, proporcionando ampliar a prática docente em sala de aula sempre buscando melhores resultados. |
Abstract: | Em decorrência da pandemia do COVID-19 as crianças realizaram no período 2020 – 2021 atividades orientadas pelos professores de forma remota, portanto, muitas delas não frequentaram um CEI. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de iniciação à docência realizado por um grupo de acadêmicos do curso de Pedagogia, na condição de residentes do Programa de Residência Pedagógica vivenciado em uma escola municipal na cidade de Três Lagoas-MS, durante o início do ano letivo do ano de 2022, com o Grupo 6 da Educação Infantil orientado pela preceptora e professora da turma Naiara Pires Costa Bezerra e supervisionado pela Prof.ª Dra. Silvana Bispo. Planejamos e executamos, pautados nas orientações das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (2010) e Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas (2019), um plano de aula de 10 dias letivos, tendo como foco o acolhimento das crianças. As atividades deram ênfase nos sentimentos e emoções para que, desde o primeiro contato, as relações de parceria entre família escola-criança fossem fortalecidas, visando amenizar os impactos das primeiras semanas de adaptação escolar afetando a criança positivamente. O desenvolvimento da sequência foi uma experiência significativa, participamos de vivências ímpares que somaram positivamente à nossa formação, proporcionando ampliar a prática docente em sala de aula sempre buscando melhores resultados. |
Palavras-chave: | Acolhida Pandemia do Covid-19 Residência Pedagógica |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL |
Sigla da Instituição: | UFMS-CPTL |
Faculdade, Instituto ou Escola: | AGINOVA |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9458 |
Data do documento: | Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPTL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ELENICE KILL DIAS AMARAL.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.