Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9458
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PLANEJAMENTOS QUE ACOLHEM “PÓS PANDEMIA DO COVID-19”: um breve relato de experiência no programa de residência pedagógica
Autor(es): AMARAL, Elenice Kill Dias
Primeiro orientador: BISPO, SILVANA ALVES DA SILVA
Resumo: Em decorrência da pandemia do COVID-19 as crianças realizaram no período 2020 – 2021 atividades orientadas pelos professores de forma remota, portanto, muitas delas não frequentaram um CEI. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de iniciação à docência realizado por um grupo de acadêmicos do curso de Pedagogia, na condição de residentes do Programa de Residência Pedagógica vivenciado em uma escola municipal na cidade de Três Lagoas-MS, durante o início do ano letivo do ano de 2022, com o Grupo 6 da Educação Infantil orientado pela preceptora e professora da turma Naiara Pires Costa Bezerra e supervisionado pela Prof.ª Dra. Silvana Bispo. Planejamos e executamos, pautados nas orientações das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (2010) e Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas (2019), um plano de aula de 10 dias letivos, tendo como foco o acolhimento das crianças. As atividades deram ênfase nos sentimentos e emoções para que, desde o primeiro contato, as relações de parceria entre família escola-criança fossem fortalecidas, visando amenizar os impactos das primeiras semanas de adaptação escolar afetando a criança positivamente. O desenvolvimento da sequência foi uma experiência significativa, participamos de vivências ímpares que somaram positivamente à nossa formação, proporcionando ampliar a prática docente em sala de aula sempre buscando melhores resultados.
Abstract: Em decorrência da pandemia do COVID-19 as crianças realizaram no período 2020 – 2021 atividades orientadas pelos professores de forma remota, portanto, muitas delas não frequentaram um CEI. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de iniciação à docência realizado por um grupo de acadêmicos do curso de Pedagogia, na condição de residentes do Programa de Residência Pedagógica vivenciado em uma escola municipal na cidade de Três Lagoas-MS, durante o início do ano letivo do ano de 2022, com o Grupo 6 da Educação Infantil orientado pela preceptora e professora da turma Naiara Pires Costa Bezerra e supervisionado pela Prof.ª Dra. Silvana Bispo. Planejamos e executamos, pautados nas orientações das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (2010) e Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas (2019), um plano de aula de 10 dias letivos, tendo como foco o acolhimento das crianças. As atividades deram ênfase nos sentimentos e emoções para que, desde o primeiro contato, as relações de parceria entre família escola-criança fossem fortalecidas, visando amenizar os impactos das primeiras semanas de adaptação escolar afetando a criança positivamente. O desenvolvimento da sequência foi uma experiência significativa, participamos de vivências ímpares que somaram positivamente à nossa formação, proporcionando ampliar a prática docente em sala de aula sempre buscando melhores resultados.
Palavras-chave: Acolhida
Pandemia do Covid-19
Residência Pedagógica
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Sigla da Instituição: UFMS-CPTL
Faculdade, Instituto ou Escola: AGINOVA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9458
Data do documento: Nov-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ELENICE KILL DIAS AMARAL.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.