Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9442
Tipo: Dissertação
Título: Frações: Uma proposta de ensino-aprendizagem com o uso de rotação por estações
Autor(es): Adriana Matsuura de Oliveira
Primeiro orientador: Renato Cesar da Silva
Resumo: Neste trabalho, apresentamos uma proposta de ensino para as noções básicas de Frações com o uso de Metodologias Ativas para alunos dos 6º anos do ensino fundamental. Esta proposta foi elaborada na perspectiva do modelo de Rotação por Estações, e o uso das tecnologias digitais foi contemplado em duas dentre quatro estações de aprendizagem. Foi utilizada a plataforma Wordwall como recurso tecnológico para o desenvolvimento desses dois ambientes virtuais de aprendizagem que possibilitaram a aplicação da nossa proposta de ensino em sala de aula. Destacamos que a aplicação de nossa proposta de ensino em sala de aula apresentou resultados favoráveis, uma vez que o modelo de rotação por estações contribuiu significativamente para o aprendizado de Frações e promoveu uma aula mais dinâmica, interativa e com maior engajamento. Além disso, observamos que os alunos apresentaram uma melhora considerável na cooperação, autonomia, proatividade e colaboração em grupo. Os desafios encontrados incluíram a necessidade de um planejamento detalhado e a gestão eficiente dos recursos tecnológicos, bem como a formação contínua dos professores para o uso eficaz dessas metodologias. Ainda assim, diante dos resultados positivos apresentados, surgiram perspectivas futuras de continuidade desse trabalho no contexto do uso das tecnologias digitais e do modelo de rotação por estações para novas propostas de ensino-aprendizagem de matemática. Palavras-chave: Fração; metodologias ativas; ensino-aprendizagem; rotação por estações; tecnologias digitais.
Abstract: In this work, we present a teaching proposal for the basic concepts of Fractions using Active Methodologies for 6th-grade elementary school students. This study was designed based on the Station Rotation Model, and the use of digital technologies was incorporated in two out of four learning stations. The Wordwall platform was used as a technological resource for the development of these two virtual learning environments, which enabled the implementation of our teaching proposal in the classroom. We highlight that the application of our teaching proposal in the classroom resulted in favorable student outcomes, as the station rotation model significantly contributed to the learning of Fractions and promoted a more dynamic, interactive, and engaging lesson. Furthermore, it was observed that students demonstrated considerable improvement in cooperation, autonomy, proactivity, and group collaboration. The challenges encountered included the need for detailed planning and efficient management of technological resources, as well as the continuous training of teachers for the effective use of these methodologies. Nonetheless, in light of the positive results presented, future prospects have emerged for the continuation of this work in the context of using digital technologies and the station rotation model for new teaching-learning proposals in mathematics. Keywords: Fraction; active methodologies; teaching-learning; station rotation; digital technologies.
Palavras-chave: Uma proposta de ensino-aprendizagem com o uso de rotação por estações
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9442
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO 08-09-2024 CORREÇÃO.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.