Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9442
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAdriana Matsuura de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-09-19T19:09:09Z-
dc.date.available2024-09-19T19:09:09Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9442-
dc.description.abstractIn this work, we present a teaching proposal for the basic concepts of Fractions using Active Methodologies for 6th-grade elementary school students. This study was designed based on the Station Rotation Model, and the use of digital technologies was incorporated in two out of four learning stations. The Wordwall platform was used as a technological resource for the development of these two virtual learning environments, which enabled the implementation of our teaching proposal in the classroom. We highlight that the application of our teaching proposal in the classroom resulted in favorable student outcomes, as the station rotation model significantly contributed to the learning of Fractions and promoted a more dynamic, interactive, and engaging lesson. Furthermore, it was observed that students demonstrated considerable improvement in cooperation, autonomy, proactivity, and group collaboration. The challenges encountered included the need for detailed planning and efficient management of technological resources, as well as the continuous training of teachers for the effective use of these methodologies. Nonetheless, in light of the positive results presented, future prospects have emerged for the continuation of this work in the context of using digital technologies and the station rotation model for new teaching-learning proposals in mathematics. Keywords: Fraction; active methodologies; teaching-learning; station rotation; digital technologies.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUma proposta de ensino-aprendizagem com o uso de rotação por estações-
dc.titleFrações: Uma proposta de ensino-aprendizagem com o uso de rotação por estaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Renato Cesar da Silva-
dc.description.resumoNeste trabalho, apresentamos uma proposta de ensino para as noções básicas de Frações com o uso de Metodologias Ativas para alunos dos 6º anos do ensino fundamental. Esta proposta foi elaborada na perspectiva do modelo de Rotação por Estações, e o uso das tecnologias digitais foi contemplado em duas dentre quatro estações de aprendizagem. Foi utilizada a plataforma Wordwall como recurso tecnológico para o desenvolvimento desses dois ambientes virtuais de aprendizagem que possibilitaram a aplicação da nossa proposta de ensino em sala de aula. Destacamos que a aplicação de nossa proposta de ensino em sala de aula apresentou resultados favoráveis, uma vez que o modelo de rotação por estações contribuiu significativamente para o aprendizado de Frações e promoveu uma aula mais dinâmica, interativa e com maior engajamento. Além disso, observamos que os alunos apresentaram uma melhora considerável na cooperação, autonomia, proatividade e colaboração em grupo. Os desafios encontrados incluíram a necessidade de um planejamento detalhado e a gestão eficiente dos recursos tecnológicos, bem como a formação contínua dos professores para o uso eficaz dessas metodologias. Ainda assim, diante dos resultados positivos apresentados, surgiram perspectivas futuras de continuidade desse trabalho no contexto do uso das tecnologias digitais e do modelo de rotação por estações para novas propostas de ensino-aprendizagem de matemática. Palavras-chave: Fração; metodologias ativas; ensino-aprendizagem; rotação por estações; tecnologias digitais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO 08-09-2024 CORREÇÃO.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.