Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9426
Tipo: Dissertação
Título: AQUI A GENTE TRABALHA MAIS VIVÊNCIAS”: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS-MS
Autor(es): Angela Olaria Dauzacher
Primeiro orientador: Mariana Esteves de Oliveira
Resumo: O proposta desta pesquisa direciona-se ao reconhecimento e discussão acerca da formação de professores da Educação do Campo no município de Três Lagoas (MS), especialmente a que denomina-se de “continuada”. Dessa forma, o objetivo é compreender os processos de formação de professores que atuam em uma escola do campo de Três Lagoas (MS), como ela ocorre e se há um esforço do sistema de Educação em auxiliar os/as docentes diante das especificidades, desafios e potências da escola do campo. A metodologia utilizada implicou em pesquisa bibliográfica, documental e realização de entrevistas semiestruturadas, sendo participantes da pesquisa uma professora especialista responsável pelo setor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Três Lagoas (MS) e cinco professores que atuam na EMEC Antonio Camargo Garcia, uma escola campesina do mesmo município. Amparando-se no paradigma teórico da Educação do Campo, marcado pela história de luta do movimento social de mesmo nome e nas experiências pedagógicas dela decorrentes, discutimos os processos da pesquisa na perspectiva materialista, olhando para como o território três lagoense foi forjado em relação à questão agrária, e abordamos a Educação do Campo na forma como ela se expressa em políticas públicas para as escolas campesinas, como nos ajudaram os docentes entrevistados e na forma como eles evidenciam os processos de formação e formação continuada em suas realidades. Considerando o distanciamento da EMEC com movimentos sociais, desde sua origem, constatou-se que, em Três Lagoas (MS), a formação continuada dos professores das escolas do campo é prenhe de contradições, e formalmente, segue o mesmo modelo das escolas urbanas, não havendo uma distinção ou mesmo diferenciação de ambas. Observamos uma formação genérica que desconsidera as especificidades do campo e a legislação das políticas públicas conquistadas pelo movimento. Os docentes não participam de formações específicas, no entanto, reconhecem a necessidade de elaboração de estratégias próprias para atuarem na escola campesina e caracterizam isso como um aprender na prática e a partir das vivências dos estudantes. Os relatos sobre tais vivências escolares e as lacunas da formação continuada de professores aponta para os desafios da institucionalização das escolas que outrora foram demandas de movimentos sociais, que sejam observadas as necessidades dos educadores que atuam nestes espaços e que seja respeitada a luta pela permanência camponesa nos territórios rurais por meio de uma escola que reconheça o modelo educacional demandado por esta luta.
Abstract: The proposal of this research is directed to the recognition and discussion about the training of teachers of Rural Education in the municipality of Três Lagoas (MS), especially what is called "continued". Thus, the objective is to understand the processes of teacher training who work in a rural school in Três Lagoas (MS), how it occurs and whether there is an effort by the Education system to help teachers in the face of the specificities, challenges and powers of the rural school. The methodology used implied bibliographic and documentary research and application of semi- structured interviews, with participants in the research being a specialist teacher responsible for the pedagogical sector of the Municipal Department of Education and Culture (SEMEC) of Três Lagoas (MS) and five teachers who work at EMEC Antonio Camargo Garcia, a peasant school in the same municipality. Based on the theoretical paradigm of Rural Education, marked by the history of struggle of the social movement of the same name and the pedagogical experiences resulting from it, we discuss the research processes in a materialist perspective, looking at how the Três Lagoense territory was forged in relation to the agrarian question, and we approach Rural Education in the way it is expressed in public policies for peasant schools, how the teachers interviewed helped us and the way they evidence the processes of training and continuing education in their realities. Considering the distance between EMEC and social movements, since its origin, it was found that, in Três Lagoas (MS), the continuing education of teachers in rural schools is full of contradictions, and formally, follows the same model as urban schools, with no distinction or even differentiation of both. We observe a generic formation that disregards the specificities of the field and the legislation of the public policies conquered by the movement. The teachers do not participate in specific training, however, they recognize the need to develop their own strategies to work in the peasant school and characterize this as learning in practice and based on the students' experiences. The reports on such school experiences and the gaps in the continuing education of teachers point to the challenges of institutionalizing schools that were once demands of social movements, that the needs of educators who work in these spaces are observed and that the struggle for peasant permanence in rural territories is respected through a school that recognizes the educational model demanded by this struggle.
Palavras-chave: Formação de professores
Educação do Campo, Escola do campo.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9426
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

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