Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9424
Tipo: Livro
Título: A coordenação pedagógica em foco: velhos desafios e múltiplas experiências
Título(s) alternativo(s): Pedagogical coordination in focus: old challenges and multiple experiences
Autor(es): Monteiro, Aureotilde
Fernandes, Solange Jarcem
Resumo: Os estudos apresentados neste livro trazem a público análises, reflexões e práticas realizadas por pesquisadores de universidades e coordenadores pedagógicos, no cotidiano de escolas públicas, abordando diferentes temáticas que envolvem o trabalho pedagógico desse profissional. Esses estudos foram desenvolvidos tendo como premissa a qualidade social da educação e a organização do trabalho pedagógico na perspectiva da gestão democrática. Em Mato Grosso do Sul as reflexões e estudos sobre a temática ocorreram durante a realização dos cursos de formação para coordenadores pedagógicos em nível de pós-graduação lato sensu, como parte da Política de Formação Continuada para os profissionais da educação básica, no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, oferecido pelo Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e implementados entre os anos de 2010 e 2015. Os cursos ofertados, por seu conteúdo curricular, visaram contribuir para a prática efetiva dos profissionais das escolas públicas – Coordenadores Pedagógicos e Professores Coordenadores – propondo subsídios conceituais e metodológicos para que a escola pública consiga cumprir seu objetivo, garantindo o pleno desenvolvimento do sujeito da educação, sua formação para a cidadania e a sua qualificação para o trabalho, conforme preconizado no artigo 205 da Constituição Federal de 1988.
Abstract: The studies presented in this book bring to public analyses, reflections and practices carried out by universities researchers and pedagogical coordinators, in the daily life of public schools, approaching different themes that involve the pedagogical work of such professional. These studies were developed based on the premise of the social quality education and the organization of pedagogical work from the perspective of democratic management. In Mato Grosso do Sul, reflections and studies on the theme took place during the realizarion of courses for pedagogical coordinators formation at lato sensu postgraduate level, as part of the Continuing Education Policy for basic education professionals, within the scope of the National Program School of Public Basic Education Managers, offered by the Education Ministry through it’s Basic Education Secretariat (SEB/MEC) in partnership with the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) and implemented between 2010 and 2015. The offered courses, due to their curricular content, aimed to contribute to the effective practice of public school professionals - Pedagogical Coordinators and Teacher Coordinators - proposing conceptual and methodological subsidies so that the public school can fulfill its objective, guaranteeing the full development of the education subject, his training for citizenship and his qualification for work, as preconized in article 205 of the Federal Constitution of 1988.
Palavras-chave: Coordenação Pedagógica
Pedagogical Coordination
Formação Continuada
Continuing Training
Programa Escola de Gestores da Educação Básica
Basic Education Managers School Program
Educação – Estudo e ensino
Education – Study and teaching
Ensino
Teaching
Professores – Formação
Teachers – Training
Ensino à distância
Distance learning
Educação inclusiva
Inclusive education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9424
Data do documento: Set-2024
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A_Coordenacao_Pedagogica_em_Foco_2024.pdf4,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons