Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9424
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro, Aureotilde-
dc.creatorFernandes, Solange Jarcem-
dc.date.accessioned2024-09-17T20:29:59Z-
dc.date.available2024-09-
dc.date.issued2024-09-
dc.identifier.isbn978-85-7613-670-5pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9424-
dc.descriptionSumário Prefácio Apresentação Parte I REFLEXÕES SOBRE O CURSO DE COORDENAÇÃOPEDAGÓGICA: PROCESSO FORMATIVO E O PERFIL DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS O Curso de Pós-graduação lato sensu em Coordenação Pedagógica, do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, no Contexto Nacional e no Estado de Mato Grosso do Sul Aureotilde Monteiro & Solange Jarcem Fernandes A Formação de Coordenadores Pedagógicos: uma ideia a partir da construção e desconstrução no processo Lúcia Schneider Hardt & Neide Martins Arrias O Perfil e o Papel dos Coordenadores Pedagógicos Escolares da rede pública de Mato Grosso do Sul Aureotilde Monteiro; Neila Andrade Tostes Lopez dos Santos & Suely Carneiro Mascarenhas A Atuação do Coordenador Pedagógico em Escolas Municipais no Maranhão: experiências em discussão Camila Castro Diniz & Lélia Cristina Silveira de Moraes Coordenadores Pedagógicos Escolares da Rede Pública de Mato Grosso do Sul: o perfil, o papel e o desempenho dos pós-graduandos do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica/UFMS - 2013/2014 Aureotilde Monteiro & Solange Jarcem Fernandes Parte II O CURSO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA Sistemas de Suporte à Educação a Distância e Avaliação de Usabilidade em Cursos on-line Carlos Eduardo Novais; Meline Mesquita de Carvalho & Edgar Marçal O papel do Assistente de Turma no Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, na modalidade a distância Jany Baena Fernandez O Planejamento on-line como Guia Didático-Metodológico de Professores da Educação Básica Glaucia Patricia Bravin de Sá; Maria de Lourdes Vaz Moreira & Eduardo Henrique Oliveira da Silva Parte III O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA Coordenação Pedagógica e Educação Especial: uma relação em construção Carina Elisabeth Maciel; Gisele Cristine Maymone; Suely Furlan & Vicência de Paula Neves Kaspary O Coordenador Pedagógico Frente à Formação de Professores no Ensino Regular: os desafios para a Educação Inclusiva Marcelo Messias Rondon & Elielma Velasquez de Souza Maiolino Parte IV ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE SUA ATUAÇÃO NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PÚBLICA As Concepções de Professoras Alfabetizadoras de 2º Ano do Ensino Fundamental sobre a Atuação do Coordenador Pedagógico na Formação Docente Adna Alves da Silva Ferreira & Liliam Cristina Caldeira Coordenação Pedagógica e Relações de Poder: algumas reflexões Sandra Regiane Rodrigues Pereira & Myrna Wolff Brachmann dos Santos Delineando os Desafios da Coordenação Pedagógica nas Escolas Municipais de Bataguassu e Brasilândia/MS Maria do Socorro Sales Felipe Bezerra As Contribuições da Coordenação Pedagógica Frente às Diferentes Nuances do Trabalho Didático Maria Angélica Cardoso; Augusto Francisco Teixeira; Rosana Dias de Matos; Vanessa Perpetuo dos Santos; Lúcia Altina Cardoso Diniz Jorge; Jociane Aparecida Ferreiro Pinheiro de Andrade; Sonia Aparecida Verga Brumatti & Tânia Maria Tafarelo Rodrigues Araújo Parte V O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A INDISCIPLINA Os Desafios da Coordenação Pedagógica Frente à Indisciplina Escolar: teoria e prática Adilton Sanches da Silva & Mirella Villa de Araújo Tucunduva da Fonseca Indisciplina Escolar: fatores internos e externos Terezinha Pereira Braz Parte VI O COORDENADOR PEDAGÓGICO E OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO As Ações Implementadas pela Coordenação Pedagógica em Escolas da Rede Pública de Ensino para a Melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Solange Jarcem Fernandes & Alaôr Fonseca Filhopt_BR
dc.description.abstractThe studies presented in this book bring to public analyses, reflections and practices carried out by universities researchers and pedagogical coordinators, in the daily life of public schools, approaching different themes that involve the pedagogical work of such professional. These studies were developed based on the premise of the social quality education and the organization of pedagogical work from the perspective of democratic management. In Mato Grosso do Sul, reflections and studies on the theme took place during the realizarion of courses for pedagogical coordinators formation at lato sensu postgraduate level, as part of the Continuing Education Policy for basic education professionals, within the scope of the National Program School of Public Basic Education Managers, offered by the Education Ministry through it’s Basic Education Secretariat (SEB/MEC) in partnership with the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) and implemented between 2010 and 2015. The offered courses, due to their curricular content, aimed to contribute to the effective practice of public school professionals - Pedagogical Coordinators and Teacher Coordinators - proposing conceptual and methodological subsidies so that the public school can fulfill its objective, guaranteeing the full development of the education subject, his training for citizenship and his qualification for work, as preconized in article 205 of the Federal Constitution of 1988.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.relation.ispartofA coordenação pedagógica em foco: velhos desafios e múltiplas experiênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCoordenação Pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical Coordinationpt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectContinuing Trainingpt_BR
dc.subjectPrograma Escola de Gestores da Educação Básicapt_BR
dc.subjectBasic Education Managers School Programpt_BR
dc.subjectEducação – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducation – Study and teachingpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectTeachers – Trainingpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectDistance learningpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.titleA coordenação pedagógica em foco: velhos desafios e múltiplas experiênciaspt_BR
dc.title.alternativePedagogical coordination in focus: old challenges and multiple experiencespt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoOs estudos apresentados neste livro trazem a público análises, reflexões e práticas realizadas por pesquisadores de universidades e coordenadores pedagógicos, no cotidiano de escolas públicas, abordando diferentes temáticas que envolvem o trabalho pedagógico desse profissional. Esses estudos foram desenvolvidos tendo como premissa a qualidade social da educação e a organização do trabalho pedagógico na perspectiva da gestão democrática. Em Mato Grosso do Sul as reflexões e estudos sobre a temática ocorreram durante a realização dos cursos de formação para coordenadores pedagógicos em nível de pós-graduação lato sensu, como parte da Política de Formação Continuada para os profissionais da educação básica, no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, oferecido pelo Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e implementados entre os anos de 2010 e 2015. Os cursos ofertados, por seu conteúdo curricular, visaram contribuir para a prática efetiva dos profissionais das escolas públicas – Coordenadores Pedagógicos e Professores Coordenadores – propondo subsídios conceituais e metodológicos para que a escola pública consiga cumprir seu objetivo, garantindo o pleno desenvolvimento do sujeito da educação, sua formação para a cidadania e a sua qualificação para o trabalho, conforme preconizado no artigo 205 da Constituição Federal de 1988.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVASpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A_Coordenacao_Pedagogica_em_Foco_2024.pdf4,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons