Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9423
Tipo: | Dissertação |
Título: | A Educação Física no Processo de Implementação da Política do Novo Ensino Médio no Estado de Mato Grosso do Sul |
Autor(es): | OTÁVIO BONJIOVANNE LOURENÇO |
Primeiro orientador: | Dirceu Santos Silva |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo analisar a Educação Física no processo de implementação do Novo Ensino Médio em escolas da rede estadual de Mato Grosso do Sul, na capital Campo Grande. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, organizada em duas etapas: 1. análise dos documentos oficiais; 2. Entrevista semiestruturada com professores de Educação Física, com o objetivo de verificar consonâncias e dissonâncias entre os documentos oficiais e a realidade percebida pelos professores entrevistados. Utilizou-se da inspiração no referencial teórico crítico-dialético para a discussão dos dados. Foram encontradas inconsistências entre o descrito nos documentos da contrarreforma e o discurso dos professores atuantes no EM. Incertezas e dificuldades na implementação do NEM foram percebidas. No refere-se a Educação Física foi percebido um cenário de desvalorização que se acentuou com a Implementação do NEM, o que limitou o componente em apenas um fragmento da Área de Linguagens e suas Tecnologias. Conclui-se que o NEM em MS foi implementado de forma ultra acelerada para atender demandas políticas, o que impactou e continua a impactar o desenvolvimento como um todo da etapa EM e os componentes curriculares que sofriam em seus posicionamentos com a Educação Física foram ainda mais prejudicados. |
Abstract: | This dissertation aims to analyze Physical Education in the process of implementing the New High School in schools in the state network of Mato Grosso do Sul, in the capital Campo Grande. This is research with a qualitative approach, organized in two stages: 1. analysis of official documents; 2. Semi structured interview with Physical Education teachers, with the aim of verifying consonances and dissonances between official documents and the reality perceived by the interviewed teachers. Inspiration from the critical-dialectic theoretical framework was used to discuss the data. Inconsistencies were found between what was described in the counter-reform documents and the discourse of teachers working in EM. Uncertainties and difficulties in implementing the NEM were noted. Regarding Physical Education, a scenario of devaluation was perceived, which was accentuated with the Implementation of the NEM, which limited the component to just one fragment of the Languages and Technologies Area. It is concluded that the NEM in MS was implemented in an ultra-accelerated way to meet political demands, which impacted and continues to impact the development as a whole of the EM stage and the curricular components that suffered in their positions with Physical Education were even more harmed. |
Palavras-chave: | . |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9423 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertação Otávio.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.