Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9389
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Estágio não-obrigatório e a mediação junto a crianças com necessidades educativas especiais: relato de uma experiência no município de Três Lagoas/MS |
Autor(es): | Borges, Clézio Aparecido Dias |
Primeiro orientador: | Silva, Ligiane Aparecida da |
Resumo: | O presente relato tem como foco minha experiência com Estágio não obrigatório possibilitado pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL), em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). O estágio se constituiu em atividade remunerada e foi realizado em uma escola municipal localizada em um bairro da periferia do município Três Lagoas-MS. O período de realização foi de dois anos, com início em agosto de 2018 e encerramento em agosto de 2020, com carga horária diária de 4 horas, totalizando 20 horas semanais. Neste relato discorrerei sobre minha experiência como estagiário responsável por acompanhar o processo de aprendizagem e desenvolvimento de um aluno com necessidades educativas especiais, matriculado no 5º ano do ensino fundamental, no ano de 2018. Segundo relatos da família, o aluno, oriundo de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, já havia sido rejeitado em algumas escolas pelo seu histórico de criança agressiva, comportamento decorrente de dois transtornos diagnosticados – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno OpositivoDesafiador (TOD) –, o que o deixava agitado e exigia acompanhamento constante de um(a) docente no espaço escolar. Este relato apresenta algumas vivências que me foram oportunizadas junto a este aluno. Discorro também sobre o amplo trabalho do estagiário, gratificante e, ao mesmo tempo, repleto de desafios e novos aprendizados. No decorrer da experiência conheci pessoas comprometidas e especiais que me auxiliaram na realização de um trabalho novo, sobre o qual conhecia apenas a dimensão teórica estudada nas disciplinas do curso. Neste trabalho relato como cresci e aprendi com os(as) alunos(as), professores(as) e com todos que fazem parte daquela instituição escolar, com a qual me orgulho de ter contribuído, onde fiz amigos que trago comigo e, principalmente, onde adquiri conhecimentos com o jovem que tive o prazer de acompanhar. Apesar das dificuldades iniciais e algumas diferenças de opinião que surgiram no decorrer do período em passamos juntos, pude perceber o quanto foi gratificante ter seguido adiante e ter encarado os desafios dentro e fora das salas de aulas. Devo ao curso de Pedagogia da UFMS, campus de Três Lagoas, a oportunidade de viver essa experiência enriquecedora. |
Abstract: | This report focuses on my experience with a non-mandatory internship made possible by the Pedagogy course at the Federal University of Mato Grosso do Sul, Três Lagoas campus (UFMS/CPTL), in partnership with the Center for Business-School Integration (CIEE). The internship was a paid activity and was carried out at a municipal school located in a neighborhood on the outskirts of the city of Três Lagoas-MS. The internship period lasted two years, starting in August 2018 and ending in August 2020, with a daily workload of 4 hours, totaling 20 hours per week. In this report, I will discuss my experience as an intern responsible for monitoring the learning and development process of a student with special educational needs, enrolled in the 5th grade of elementary school, in 2018. According to reports from the family, the student, from a city in the interior of the State of São Paulo, had already been rejected by some schools due to his history as an aggressive child, behavior resulting from two diagnosed disorders – Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and Oppositional Defiant Disorder (ODD) –, which made him agitated and required constant monitoring by a teacher at school. This report presents some experiences that I had the opportunity to work with this student. I will also discuss the extensive work of the intern, which was rewarding and, at the same time, full of challenges and new learning. During the experience, I met committed and special people who helped me to carry out a new project, about which I only knew the theoretical dimension studied in the course subjects. In this work, I report how I grew and learned with the students, teachers and everyone who is part of that school institution, to which I am proud to have contributed, where I made friends who I take with me and, mainly, where I acquired knowledge with the young man I had the pleasure of accompanying. Despite the initial difficulties and some differences of opinion that arose during the time we spent together, I was able to realize how rewarding it was to have moved forward and to have faced the challenges inside and outside the classroom. I owe the opportunity to live this enriching experience to the Pedagogy course at UFMS, Três Lagoas campus. |
Palavras-chave: | Estágio Não-Obrigatório Necessidades Educativas Especiais Três Lagoas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | CPTL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9389 |
Data do documento: | 2021 |
Aparece nas coleções: | CPTL - Pedagogia - Licenciatura Pedagogia - Licenciatura (CPTL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RELATO CLÉZIO - FINAL.pdf | Estágio Não-Obrigatório e a mediação junto a crianças com necessidades educativas especiais: relato de uma experiência no município de Três Lagoas/MS | 193,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.