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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O processo de feminização do magistério no Brasil
Autor(es): Alves da Costa, Aline
Primeiro orientador: Silva, Ligiane Aparecida da
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar o processo de feminização do magistério no Brasil, intensificado após a proclamação da República, em 1889. A mudança de regime político fomentou debates e elaboração de projetos para a escolarização das massas, com o objetivo de preparar os cidadãos para os desafios da vida urbana, para o trabalho, para a defesa da nação e para o exercício do voto. Neste sentido, a criação de novas escolas – primárias e Normais –, a formação de professores, o material didático, o currículo e os métodos de ensino são repensados por intelectuais e educadores do período com vistas ao alcance do objetivo mencionado. A mulher, então, é chamada a assumir a “missão” de preparar as novas gerações de cidadãos republicanos, sob o discurso de ser naturalmente apta para exercê-la. A construção do feminino na sociedade, portanto, gerou implicações para a atuação das mulheres professoras nas escolas primárias, o que buscamos investigar. A problematização do artigo deu-se a partir de uma reflexão acerca do contexto econômico, social e político do período, que permitiu a atuação daqueles sujeitos na tentativa de enfrentar os dilemas de seu tempo. Como percurso metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica em livros e artigos sobre o objeto de estudo já descrito: feminização do magistério. A pesquisa se justifica por possibilitar maior compreensão acerca da construção histórica dos cursos Normais e do curso de Pedagogia no Brasil, até hoje frequentado predominantemente por mulheres. Como resultados alcançados, é possível destacar a luta das professoras primárias no Brasil pelo reconhecimento social de sua profissão, bem como a necessidade de políticas para a valorização do magistério que contribuam para a afirmação das professoras como legítimas profissionais da educação.
Abstract: This paper aims to investigate the process of feminization of teaching in Brazil, which intensified after the proclamation of the Republic in 1889. The change in the political regime fostered debates and the development of projects for the education of the masses, with the aim of preparing citizens for the challenges of urban life, for work, for the defense of the nation and for the exercise of the right to vote. In this sense, the creation of new schools – primary and secondary –, teacher training, teaching materials, curriculum and teaching methods were rethought by intellectuals and educators of the period with a view to achieving the aforementioned objective. Women, then, were called upon to take on the “mission” of preparing new generations of republican citizens, under the pretext of being naturally apt to exercise this role. The construction of femininity in society, therefore, generated implications for the work of female teachers in primary schools, which is what we seek to investigate. The article’s problematization was based on a reflection on the economic, social and political context of the period, which allowed those subjects to act in an attempt to face the dilemmas of their time. As a methodological approach, bibliographic research was used in books and articles on the object of study already described: the feminization of teaching. The research is justified by enabling a greater understanding of the historical construction of the Normal courses and the Pedagogy course in Brazil, which to this day are predominantly attended by women. As results achieved, it is possible to highlight the struggle of primary school teachers in Brazil for the social recognition of their profession, as well as the need for policies to value teaching that contribute to the affirmation of teachers as legitimate professionals in education.
Palavras-chave: Primeira República
Magistério
Feminização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: CPTL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9388
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:CPTL - Pedagogia - Licenciatura
Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

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