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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A educação matemática inclusiva: influências do estágio remunerado na formação inicial de professores de pedagogia
Título(s) alternativo(s): Inclusive mathematics education: influences of paid internship on the initial teacher training of pedagogy students
Autor(es): Gomes, Elisangela
Primeiro orientador: Costa, Andressa Florcena Gama da
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso, desenvolvido no curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), tem como objetivo geral analisar em que medida, a aprendizagem proporcionada na prática do estágio remunerado influencia a aprendizagem dos futuros docentes de Pedagogia que atuam com crianças com transtorno do espectro autista (TEA). E como objetivos específicos: identificar como os acadêmicos de Pedagogia são preparados no curso de formação inicial para atuar e conduzir o trabalho na educação inclusiva; identificar quais dificuldades encontradas pelos acadêmicos de Pedagogia nos estágios remunerados no que se refere aos alunos com TEA; e, compreender as implicações das experiências vivenciadas para a formação docente quanto aos saberes ligados ao conteúdo, à prática pedagógica, a relação entre professor-aluno e demais saberes necessários ao ensino de Matemática. Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura a partir das teses e dissertações publicadas nos últimos cinco anos nas bases de dados da BDTD e a CAPES, tendo como filtro a Educação Matemática inclusiva e o autismo nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como resultados, destacam-se a escassez de trabalhos sobre a temática, a ênfase em pesquisas do tipo intervenção, sendo boa parte fruto do mestrado profissional, ainda observou-se a tendência de valorizar a produção e debate sobre os recursos didáticos e tecnológicos como alternativas para trabalhar a Matemática com as crianças com autismo. A pesquisa de abordagem qualitativa, contou com procedimento de cunho exploratório, acompanhada por questionários aplicados aos alunos do curso de Pedagogia do 6º ao 8º semestre. Após as análises, os dados indicaram, que o estágio remunerado contribui à aprendizagem da docência tanto pelas experiências vividas, quanto pelo tempo de imersão nas escolas, que supera a carga horária destinada ao estágio obrigatório no curso. Ainda observou-se, pelos depoimentos, a falta de articulação entre as ações exercidas pelos estagiários e o papel formador das instituições de ensino e, que diante disso, o suporte para auxiliarem as crianças na escola, parte de disciplinas estudadas durante a graduação sendo, portanto, decisivo o papel do curso de Pedagogia na preparação do futuro professor
Abstract: This undergraduate thesis, developed within the Pedagogy degree program at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), aims to analyze the extent to which the learning provided through the practice of paid internships influences the pedagogical development of future teachers working with children with Autism Spectrum Disorder (ASD). The specific objectives are: to identify how Pedagogy students are prepared in their initial teacher training to work in inclusive education settings; to identify the difficulties encountered by Pedagogy students during paid internships in relation to students with ASD; and to understand the implications of these experiences for teacher training, particularly concerning knowledge of content, pedagogical practice, the teacher-student relationship, and other essential knowledge for teaching mathematics. To achieve this, a literature review was conducted based on theses and dissertations published in the last five years from the BDTD and CAPES databases, with a focus on inclusive mathematics education and autism in the early years of elementary education. The results highlighted a scarcity of studies on the subject, with an emphasis on intervention-based research, much of which originated from professional master's programs. There was also a noticeable trend toward valuing the production and discussion of didactic and technological resources as alternatives for teaching mathematics to children with autism. The research followed a qualitative approach, using exploratory procedures and questionnaires administered to Pedagogy students in their 6th to 8th semesters. The analysis of the data indicated that paid internships contribute to the learning of teaching not only through lived experiences but also through the extended immersion time in schools, which exceeds the hours allocated to mandatory internships in the course. Furthermore, student testimonials revealed a lack of alignment between the actions performed by interns and the formative role of educational institutions, highlighting that much of the support provided to children with ASD comes from the subjects studied during the undergraduate program. Thus, the role of the Pedagogy course in preparing future teachers was deemed crucial.
Palavras-chave: Educação Inclusiva
TEA
Estágio Remunerado
Educação Matemática Inclusiva
Formação Inicial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: CPTL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9386
Data do documento: 24-Nov-2022
Aparece nas coleções:CPTL - Pedagogia - Licenciatura
Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

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