Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9372
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O estigma da violência e suas sequelas na criança em fase escolar |
Autor(es): | Pinto, Natália Alves de Lima |
Primeiro orientador: | Marino Filho, Armando |
Resumo: | Sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, este artigo apresenta importantes reflexões sobre o fenômeno da violência e suas sequelas na aprendizagem da criança. A violência está presente na humanidade desde sua gênese, pois é unicamente praticada pelo homem. O homem é um sujeito histórico-social, tal compreensão permite conhecer a sociedade de forma ampla e profunda, pois analisa a sociedade em seu movimento de criação e autocriação dos homens nesse processo. No texto procuramos responder a problemática da violência que ocorre fora do espaço escolar, mas que reflete dentro dele. Sendo a escola parte da sociedade é importante considerar o contexto, a história e as vivências que refletem a sociedade e que a criança para dentro do ambiente escolar. Partindo do método materialista histórico-dialético consideramos a educação como atividade social e histórica influência na formação da personalidade e no processo de aprendizagem. Constatamos que o enfrentamento do problema das dificuldades na aprendizagem causado pela violência deve ser objeto de reflexão e ação coletiva envolvendo o corpo pedagógico da escola, assistência social e psicólogos. |
Abstract: | From the perspective of Historical-Cultural Theory, this article presents important reflections on the phenomenon of violence and its consequences on children's learning. Violence has been present in humanity since its genesis, as it is only practiced by man. Man is a historical-social subject, and this understanding allows us to understand society in a broad and profound way, as it analyzes society in its movement of creation and self-creation of men in this process. In the text, we seek to respond to the problem of violence that occurs outside the school environment, but which is reflected within it. Since the school is part of society, it is important to consider the context, history and experiences that reflect society and that the child experiences within the school environment. Based on the historical-dialectical materialist method, we consider education as a social and historical activity that influences the formation of personality and the learning process. We note that confronting the problem of learning difficulties caused by violence should be the object of reflection and collective action involving the school's teaching staff, social workers and psychologists. |
Palavras-chave: | Violência Aprendizagem Teoria Histórico-Cultural |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9372 |
Data do documento: | 2021 |
Aparece nas coleções: | CPTL - Pedagogia - Licenciatura Pedagogia - Licenciatura (CPTL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - NATÁLIA ALVES 2021.pdf | 270,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons