Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9370
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Consequências do adoecimento psicológico para a prática docente |
Autor(es): | Campos, Denise de Jesus Pereira |
Primeiro orientador: | Marino Filho, Armando |
Resumo: | A presente pesquisa busca compreender quais as consequências do adoecimento psicológico para o docente e como isto afeta sua prática. Para isso, pretende-se abordar a necessidade de atender este profissional com as melhores condições para o desempenho de seu trabalho. Compreender, sobretudo estudar as condições laborais e a vida desse profissional no ambiente escolar é de suma importância, pois sua função está atrelada diretamente com o estado de sua saúde mental em função dessas condições de trabalho. A realização desta pesquisa tem-se a concepção de caráter qualitativo, a coleta de dados, por sua vez, fora efetivada mediante a pesquisa bibliográfica, no qual trata-se da coleta e análise de dados tendo como fontes livros, artigos e outros textos de caráter científico. Conclui-se destacando a importância de um olhar humanizado e revisão de politicas Educacionais voltadas ao profissional docente, sua saúde e bem-estar, para que não afete o processo de ensino e aprendizagem de seus alunos. |
Abstract: | This research seeks to understand the consequences of psychological illness for teachers and how this affects their practice. To this end, it aims to address the need to provide these professionals with the best conditions for performing their work. Understanding, especially studying, the working conditions and life of these professionals in the school environment is of utmost importance, since their function is directly linked to the state of their mental health due to these working conditions. This research has a qualitative design, and data collection was carried out through bibliographic research, which involves collecting and analyzing data using books, articles and other scientific texts as sources. The conclusion is highlighted by highlighting the importance of a humanized approach and reviewing educational policies aimed at teachers, their health and well-being, so as not to affect the teaching and learning process of their students. |
Palavras-chave: | Professores, Educação Condições Laborais Saúde Docente Trabalho Docente |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9370 |
Data do documento: | 15-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | CPTL - Pedagogia - Licenciatura Pedagogia - Licenciatura (CPTL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - DENISE DE JESUS CAMPOS 2021.pdf | 383,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.