Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9352
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os contos de fada na escola: a ‘prima pobre’ das pesquisas stricto sensu em educação?
Autor(es): Bettoni, Camila Aparecida
Primeiro orientador: Assis, Vivianny Bessão de
Resumo: Neste texto apresentam-se resultados de pesquisa com abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais, especificamente, teses e dissertações sobre os contos de fada na escola, desenvolvidas no campo educacional. Os objetivos foram o de compreender o que nos dizem os estudos sobre os contos de fada e sua relação com a escola e contribuir para a produção de uma história da literatura infantil brasileira, compreendendo o lugar dos contos de fada nessa história. Foram analisadas 11 pesquisas, produzidas de 1995 a 2020. Essa análise possibilitou compreender a região com maior produção sobre essa temática, a metodologia empregada na organização dos estudos, os temas privilegiados e menos explorados desse conjunto. Um quantitativo maior de estudos demonstraram enfoque na formação de professores para contação de histórias e na análise de novas edições de contos clássicos que chegam às escolas.
Abstract: This text presents the results of research with a historical approach, centered on documentary and bibliographic research, developed through the procedures of locating, recovering, gathering, selecting and organizing documentary sources, specifically, theses and dissertations on fairy tales in schools, developed in the educational field. The objectives were to understand what studies tell us about fairy tales and their relationship with school and to contribute to the production of a history of Brazilian children's literature, understanding the place of fairy tales in this history. Eleven research studies, produced from 1995 to 2020, were analyzed. This analysis made it possible to understand the region with the greatest production on this theme, the methodology used in organizing the studies, and the privileged and least explored themes of this set. A larger number of studies demonstrated a focus on teacher training for storytelling and the analysis of new editions of classic tales that reach schools.
Palavras-chave: História da Educação
Contos de Fada
História da Literatura Infantil
Estado do conhecimento.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: CPTL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9352
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:CPTL - Pedagogia - Licenciatura
Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Camila versão 6 final.pdf282,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.