Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9352
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Os contos de fada na escola: a ‘prima pobre’ das pesquisas stricto sensu em educação? |
Autor(es): | Bettoni, Camila Aparecida |
Primeiro orientador: | Assis, Vivianny Bessão de |
Resumo: | Neste texto apresentam-se resultados de pesquisa com abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais, especificamente, teses e dissertações sobre os contos de fada na escola, desenvolvidas no campo educacional. Os objetivos foram o de compreender o que nos dizem os estudos sobre os contos de fada e sua relação com a escola e contribuir para a produção de uma história da literatura infantil brasileira, compreendendo o lugar dos contos de fada nessa história. Foram analisadas 11 pesquisas, produzidas de 1995 a 2020. Essa análise possibilitou compreender a região com maior produção sobre essa temática, a metodologia empregada na organização dos estudos, os temas privilegiados e menos explorados desse conjunto. Um quantitativo maior de estudos demonstraram enfoque na formação de professores para contação de histórias e na análise de novas edições de contos clássicos que chegam às escolas. |
Abstract: | This text presents the results of research with a historical approach, centered on documentary and bibliographic research, developed through the procedures of locating, recovering, gathering, selecting and organizing documentary sources, specifically, theses and dissertations on fairy tales in schools, developed in the educational field. The objectives were to understand what studies tell us about fairy tales and their relationship with school and to contribute to the production of a history of Brazilian children's literature, understanding the place of fairy tales in this history. Eleven research studies, produced from 1995 to 2020, were analyzed. This analysis made it possible to understand the region with the greatest production on this theme, the methodology used in organizing the studies, and the privileged and least explored themes of this set. A larger number of studies demonstrated a focus on teacher training for storytelling and the analysis of new editions of classic tales that reach schools. |
Palavras-chave: | História da Educação Contos de Fada História da Literatura Infantil Estado do conhecimento. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | CPTL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9352 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | CPTL - Pedagogia - Licenciatura Pedagogia - Licenciatura (CPTL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Camila versão 6 final.pdf | 282,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.