Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9350
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ensino remoto e pandemia: um estudo de caso sobre professora, pais e alunos do 5º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Silva, Mirella |
Primeiro orientador: | Assis, Vivianny Bessão de |
Resumo: | Este estudo apresenta resultados de uma investigação que buscou entender como os alunos, os pais e uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Três Lagoas, interior do estado de Mato Grosso do Sul, vêm desenvolvendo as atividades escolares durante o ensino remoto, bem como compreender as maiores dificuldades por eles enfrentadas nesse processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem descritiva, cujos dados foram produzidos a partir de um questionário elaborado via Google Forms para pais e alunos e enviado via WhatsApp pela professora da turma. Os resultados indicam que o processo de ensino ocorre exclusivamente via material impresso, elaborado pela professora e entregue aos alunos no formato de uma apostila. Uma das grandes dificuldades da professora com as aulas remotas foi se adaptar as tecnologias para desenvolver atividades para seus alunos e lidar com a angústia de não conseguir acompanhar o desenvolvimento educacional como gostaria. As maiores dificuldades dos pais têm sido a falta de tempo e a sobrecarga de tarefas em relação ao trabalho e o acompanhamento educacional dos filhos. Em relação aos alunos, descaca-se que a comunicação com a professora foi muito baixa; a maioria não gostou das aulas por não conseguirem se concentrar em casa para estudar e porque sentiram falta da escola. |
Abstract: | This study presents the results of an investigation that sought to understand how students, parents, and a 5th grade elementary school teacher from a public school in the city of Três Lagoas, in the interior of the state of Mato Grosso do Sul, have been developing school activities during remote teaching, as well as understanding the greatest difficulties they face in this process. This is a qualitative research with a descriptive approach, whose data were produced from a questionnaire prepared via Google Forms for parents and students and sent via WhatsApp by the class teacher. The results indicate that the teaching process occurs exclusively through printed material, prepared by the teacher and delivered to the students in the format of a booklet. One of the teacher's greatest difficulties with remote classes was adapting to the technologies to develop activities for her students and dealing with the anguish of not being able to follow their educational development as she would like. The parents' greatest difficulties have been the lack of time and the overload of tasks related to work and educational monitoring of their children. Regarding the students, it is clear that communication with the teacher was very low; Most of them didn't like the classes because they couldn't concentrate at home to study and because they missed school. |
Palavras-chave: | 5º ano do Ensino Fundamental Pandemia Ensino Remoto Dificuldades de Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | CPTL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9350 |
Data do documento: | 2021 |
Aparece nas coleções: | CPTL - Pedagogia - Licenciatura Pedagogia - Licenciatura (CPTL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - VERSÃO 04 final.pdf | 903,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.