Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9348
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino por investigação nas aulas de ciências: conhecendo as serpentes
Autor(es): VANESSA FAUSTINO ROSA
Primeiro orientador: TATIANE DO NASCIMENTO LIMA
Resumo: A chave para a valorização de espécies estigmatizadas, como as serpentes, está vinculada a divulgação do conhecimento científico de forma clara acerca do papel desempenhado pelo grupo dentro dos ecossistemas e a sua relação com a espécie humana. O objetivo deste trabalho foi promover práticas educacionais ativas por meio do método de ensino por investigação nas aulas de Ciências em uma escola da rede estadual de ensino no município de Bodoquena. As atividades foram desenvolvidas a partir da pergunta/problema: “O que aconteceria se as serpentes desaparecessem?”. O uso da sequência investigativa mostrou-se eficiente na promoção da alfabetização científica e satisfatória ao possibilitar que os alunos protagonizassem todas as etapas da atividade desenvolvida.
Abstract: The key to valuing stigmatized species, such as snakes, is linked to the dissemination of scientific knowledge in a clear manner about the role played by the group within ecosystems and its relationship with the human species. The objective of this study was to promote active educational practices through the inquiry-based teaching method in science classes at a state school in the municipality of Bodoquena. The activities were developed based on the question/problem: “What would happen if snakes disappeared?” The use of the inquiry sequence proved to be efficient in promoting scientific literacy and satisfactory in enabling students to take part in all stages of the activity developed.
Palavras-chave: alfabetização científica
biodiversidade
ensino por investigação
serpentes.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9348
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
16499.pdf4,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.