Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9338
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Pedagogia não escolar e as possibilidades de atuação do pedagogo em início de carreira
Autor(es): Rodrigues, Rosalina Dias
Primeiro orientador: Pereira, Tarcísio Luiz
Resumo: O presente trabalho aborda a pedagogia em espaços não escolares e a atuação do pedagogo em início de carreira, para tanto, a pesquisa parte de uma perspectiva histórica sobre o curso de pedagogia e sobre a formação docente neste para além da escola dita regular, ou seja, a possibilidade do pedagogo(a) atuar em outros espaços, como o não escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória no curso de pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - campus de Três Lagoas-MS – com aplicação de questionário, por meio do google forms, a acadêmicos do 7º semestre a fim de saber quais suas expectativas em relação ao início da profissão. Os dados coletados apontam que os formandos em pedagogia têm pouco conhecimento da atuação do pedagogo em espaços não formais de educação, pois por meio das investigações foi possível constatar que a maioria não sabia que o pedagogo pode atuar na educação não formal e além disso todos almejam seguir a área docente, diante destes resultados é de suma importância entender que a Pedagogia não acontece somente nos ambientes escolares, ela está em constante evolução, e independente do campo de atuação, ela tem sua importância para além da escola na sociedade.
Abstract: The present work addresses pedagogy in non-school spaces and the role of the pedagogue at the beginning of his career. Therefore, the research starts from a historical perspective on the pedagogy course and on teacher training in this beyond the so-called regular school, that is , the possibility of the pedagogue working in other spaces, such as non-school spaces. The methodology used was exploratory research in the pedagogy course at the Federal University of Mato Grosso do Sul - Três Lagoas-MS campus - with the application of a questionnaire, through Google Forms, to students in the 7th semester in order to find out what their expectations were. in relation to the beginning of the profession. The data collected indicates that pedagogy graduates have little knowledge of the role of the pedagogue in non-formal education spaces, as through investigations it was possible to verify that the majority did not know that the pedagogue can work in non-formal education and, in addition, everyone aims to following the teaching area, given these results, it is extremely important to understand that Pedagogy does not only happen in school environments, it is constantly evolving, and regardless of the field of activity, it has its importance beyond the school in society
Palavras-chave: Pedagogia
Espaços Não Escolares
Atuação Profissional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9338
Data do documento: 20-Dez-2021
Aparece nas coleções:CPTL - Pedagogia - Licenciatura
Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSALINA TCC ÚLTIMA VERSÃO AP..pdf581,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons