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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A política educacional da educação no campo: desafios e perspectiva
Autor(es): Jacinto, Aline
Primeiro orientador: Pereira, Tarcísio Luiz
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar o porquê do fechamento das escolas rurais, especificamente, neste trabalho, a investigação recai sobre a Escola Municipal Rural São Joaquim, pertencente ao município de Selviria-MS1. o texto aborda, baseado num relato de experiencia o fenômeno que vem acontecendo na educação do campo no Brasil nas últimas décadas, ao realizar observação na escola em questão (atualmente) é visível a constatação de más condições das estruturas ali presentes e o abandono quase completo, pelo poder público. Já antes mesmo de seu fechamento as condições eram precárias tanto para professores, quanto para estudantes e funcionários e não atendia a demanda necessária da população rural daquela região, sem contar problemas referentes ao transporte, alimentação, recursos escolares, contratação de professores qualificados, entre outras coisas que deveriam ser subsidiadas pelo poder público. Neste sentido, tal experiência (relatada neste artigo), baseada em Caldart (2011), Machado (2019), Oliveira (2017) e Santos (2017) constata que a educação do campo, identificando contexto, práticas e sujeitos é envolta de tensões e contradições principais do seu percurso, especialmente as que se produzem na relação entre movimentos sociais e Estado, já que o acesso à educação escolar para o camponês em seu próprio território não se dá de forma harmoniosa, ainda que seja-lhe um direito garantido por lei.
Abstract: This article aims to analyze why the closing of rural schools, specifically, in this work, the investigation falls on the Rural Municipal School São Joaquim, belonging to the municipality of Selviria-MS. the text addresses, based on an experience report, the phenomenon that has been happening in rural education in Brazil in recent decades, when observing the school in question (currently) it is visible the verification of poor conditions of the structures present there and the almost complete abandonment , by the government. Even before its closure, conditions were precarious for both teachers, students and staff and it did not meet the necessary demand of the rural population in that region, not to mention problems related to transport, food, school resources, hiring qualified teachers, among others things that should be subsidized by the government. In this sense, this experience (reported in this article), based on Caldart (2011), Machado (2019), Oliveira (2017) and Santos (2017) finds that rural education, identifying context, practices and subjects is surrounded by tensions and The main contradictions of his path, especially those produced in the relationship between social movements and the State, since access to school education for peasants in their own territory is not harmonious, even though it is a right guaranteed by law.
Palavras-chave: Escolas Rurais
Educação no Campo
Fechamento das Escolas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9336
Data do documento: 20-Dez-2021
Aparece nas coleções:CPTL - Pedagogia - Licenciatura
Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

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