Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9334
Tipo: Dissertação
Título: "O diálogo a Busca da Verdade pela Luz Natural como caminho para introduzir Descartes no ensino médio: uma adaptação do diálogo cartesiano para uma história em quadrinhos"
Autor(es): GLEYCE KELLY DE OLIVEIRA DA SILVA
Primeiro orientador: Maira de Souza Borba
Resumo: RESUMO Esta dissertação tem como objetivo analisar o diálogo A Busca da Verdade pela Luz Natural tendo em vista demonstrar ser esta a maneira mais didática escolhida por Descartes para apresentar sua filosofia, tornando o texto um caminho mais descomplicado para introduzir o filósofo aos alunos do ensino médio. Busca-se ainda explorar a relação entre professor e aluno protagonizada por Eudoxo e Poliandro como via para refletir sobre o papel do professor na busca pelo conhecimento, destacando também esse elemento como meio de identificação dos alunos com o texto. Apesar de seus atributos, trata-se de um texto pouco conhecido, sendo que poucos são os estudos o abordando, sobretudo em língua portuguesa. Atualmente, é praticamente inexistente o uso desse texto por parte de professores do ensino médio. Portanto, esta pesquisa busca divulgar a obra e possibilitar novos estudos acerca do escrito, incentivando também sua leitura nas escolas brasileiras. Tendo isso em vista, esta dissertação é composta de três momentos distintos. Inicialmente, será realizado um estudo da história do diálogo, seguido de uma análise detalhada do texto evidenciando os elementos importantes para a questão pedagógica. No segundo momento do texto, serão aprofundados os elementos pedagógicos ressaltados anteriormente, enquanto o terceiro momento será reservado à apresentação da construção do produto e sua aplicação prática. Palavras-chave: René Descartes. A Busca da Verdade. História em Quadrinhos. Ensino Médio.  
Abstract: RÉSUMÉ Cette dissertation a pour objectif d'analyser le dialogue La Recherche de la Vérité par la Lumière Naturelle dans le but de démontrer qu'il s'agit de la manière la plus didactique choisie par Descartes pour présenter sa philosophie, faisant du texte un chemin moins compliqué pour introduire le philosophe aux élèves du lycée. Il s'agit également d'explorer la relation entre professeur et élève mise en scène par Eudoxe et Polyandre comme moyen de réflexion sur le rôle de l'enseignant dans la quête du savoir, soulignant également cet élément comme moyen d'identification des élèves avec le texte. Malgré ses atouts, ce texte est peu connu, avec peu d'études l'abordant, surtout en langue portugaise. Actuellement, l'utilisation de ce texte par les enseignants du secondaire est pratiquement inexistante. Par conséquent, cette recherche vise à diffuser l'œuvre et à permettre de nouvelles études sur l'écrit, encourageant également sa lecture dans les écoles brésiliennes. Dans cette optique, cette dissertation se compose de trois moments distincts. Initialement, une étude de l'histoire du dialogue sera réalisée, suivie d'une analyse détaillée du texte mettant en évidence les éléments importants pour la question pédagogique. Dans la deuxième partie du texte, les éléments pédagogiques précédemment soulignés seront approfondis, tandis que la troisième partie sera réservée à la présentation de la construction du produit et à son application pratique. Mots-clés : René Descartes. La Recherche de la Vérité. Bandes Dessinées. Lycée.
Palavras-chave: DIÁLOGO. DESCARTES. ENSINO MÉDIO
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9334
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO GLEYCE VERSÃO FINALIZADA.pdf57,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.