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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As reformas pombalinas no centro das pesquisas em educação
Autor(es): Lima, Katrina Lorena Ferreira de Oliveira
Primeiro orientador: Sousa, Vera Luisa de
Resumo: O trabalho apresenta um levantamento das pesquisas, realizadas entre os anos de 2009 e 2019, sobre as Reformas Pombalinas publicadas na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O objetivo foi conhecer os possíveis impactos das reformas realizadas pelo Marquês de Pombal na continuidade das políticas educacionais no Brasil ao longo do tempo. Foram utilizados quatro descritores: Reformas Pombalinas; Reformas Pombalinas na Educação; Reformas Pombalinas no Brasil; O Marquês de Pombal e a Educação. Constatou-se que, embora a plataforma tenha exibido milhares de trabalhos no âmbito da temática das Reformas Pombalinas no país, poucos tratam das relações entre essas Reformas e as políticas educacionais posteriores. Outro dado diz respeito ao fato de que descritores diferentes resultaram nos mesmos trabalhos. Verificou-se um visível desinteresse por compreender o caminho das políticas públicas a partir de uma perspectiva histórica, especialmente, tendo como referência nossa primeira reforma educacional.
Abstract: The work presents a survey of research, carried out between 2009 and 2019, on the Pombaline Reforms published on the platform of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. The objective was to know the possible impacts of the reforms carried out by Marquês de Pombal on the continuity of educational policies in Brazil over time. Four descriptors were used: Pombaline Reforms; Pombaline Reforms in Education; Pombaline Reforms in Brazil; The Marquis of Pombal and Education. It was found that, although the platform has exhibited thousands of works on the theme of the Pombaline Reforms in the country, few address the relationship between these Reforms and subsequent educational policies. Another fact concerns the fact that different descriptors resulted in the same works. There was a visible lack of interest in understanding the path of public policies from a historical perspective, especially with reference to our first educational reform.
Palavras-chave: Educação
Reforma Educacional Pombalina
Políticas Educacionais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: CPTL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9331
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:CPTL - Pedagogia - Licenciatura
Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

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