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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Levantamento de dados da educação de jovens e adultos no município de Três Lagoas - MS
Autor(es): Cordeiro, Izadora Vasconcelos
Primeiro orientador: Sousa, Vera Luisa de
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral conhecer dados de entrada, conclusão e evasão referentes à Educação de Jovens e Adultos (EJA) do munícipio de Três Lagoas, situado no Estado de Mato Grosso do Sul. A investigação foi concentrada nos anos de 2017, 2018 e 2019. O levantamento mostrou quantas escolas municipais e estaduais ofertam a EJA; o turno de funcionamento e os dados de matriculados, concluintes e desistentes. A análise procurou contextualizar o histórico da EJA no Brasil, suas leis e regulamentações, além de tratar do Programa de Aceleração da Aprendizagem, uma política pública federal de atendimento escolar aos jovens e adultos. A abordagem assumiu viés quanti-qualitativo e cunho exploratório. Os resultados demonstram a fragilidade desta modalidade de ensino, sobretudo no que diz respeito à taxa de evasão. Erroneamente a EJA é considerada uma forma de certificação para aqueles que não atingiram a escolarização na idade regular, entretanto, é necessário reconhece-la como um direito não só à educação, mas a novos saberes e oportunidades para aqueles e aquelas que, de alguma forma, foram excluídos do processo de escolarização.
Abstract: The present work had as general objective to know data of entrance, conclusion and evasion referring to the Education of Youth and Adults (EJA) of the municipality of Três Lagoas, located in the State of Mato Grosso do Sul. The investigation was concentrated in the years 2017, 2018 and 2019. The survey showed how many municipal and state schools offer EJA; the working shift and enrollment data, graduates and dropouts. The analysis sought to contextualize the history of EJA in Brazil, its laws and regulations, in addition to addressing the Program for Accelerating Learning, a federal public policy of school attendance for young people and adults. The approach assumed a quantitative and qualitative bias and an exploratory nature. The results demonstrate the weakness of this teaching modality, especially with regard to the dropout rate. Wrongly EJA is considered a form of certification for those who did not reach schooling at the regular age, however, it is necessary to recognize it as a right not only to education, but to new knowledge and opportunities for those and those who, in some way , were excluded from the schooling process.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Programa de Aceleração da Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: CPTL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9330
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:CPTL - Pedagogia - Licenciatura
Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

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