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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação de bebês na pandemia: desafios e possibilidades para a educação infantil
Autor(es): Santos, Camila dos
Primeiro orientador: Assis, Vivianny Bessão de
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivos compreender como tem ocorrido o desenvolvimento dos bebês do berçário no contexto da pandemia e entender como é a interação da professora com os pais e os bebês nesse contexto. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva cujos dados foram gerados a partir de um questionário enviado a uma professora atuante no berçário no município de Três Lagoas, interior do estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados indicam que os bebês em seu dia a dia precisam do toque físico, de uma conversa e um acolhimento que não é possível realizar de maneira virtual considerando as particularidades da idade. A professora deixou de ser a “aplicadora” das práticas e atividades necessárias para o desenvolvimento dos bebês e passou a ser a guia, a orientadora, através dos meios digitais, principalmente pelo WhatsApp. Uma função ainda mais difícil, pois era necessário criar atividades que pudessem ser feitas por todas as famílias e de maneira simples, sempre orientando e explicando pelos vídeos e áudios enviados aos pais. Em seu relato, percebemos que a professora sente a ausência do contato física com as crianças e, embora tenha trabalhado muito, sente-se frustrada por não acompanhar individualmente os bebês.
Abstract: The objective of this research was to understand how the development of babies in the nursery has been occurring in the context of the pandemic and to understand how the teacher interacts with parents and babies in this context. This is an exploratory and descriptive research whose data were generated from a questionnaire sent to a teacher working in the nursery in the city of Três Lagoas, in the interior of the state of Mato Grosso do Sul. The results indicate that babies in their daily lives need physical touch, conversation and support that cannot be provided virtually, considering the particularities of their age. The teacher stopped being the “applier” of the practices and activities necessary for the development of babies and became the guide, the advisor, through digital means, mainly through WhatsApp. This role was even more difficult, since it was necessary to create activities that could be done by all families and in a simple way, always guiding and explaining through videos and audios sent to parents. In her report, we realize that the teacher feels the lack of physical contact with the children and, although she has worked hard, she feels frustrated for not being able to monitor the babies individually.
Palavras-chave: Pandemia da Covid-19
Educação Infantil
Formação de Professores
Bebês
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: CPTL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9329
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:CPTL - Pedagogia - Licenciatura
Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

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