Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9325
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQueiroz, Simone Rodrigues da Silva-
dc.date.accessioned2024-09-09T19:35:54Z-
dc.date.available2024-09-09-
dc.date.issued2022-11-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9325-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the relationships between school inclusion as a human right and the challenges in relation to school dropout in Brazil. Therefore, responds to the general objective of understanding the legal scope of inclusion as a right and the theoretical indication of the challenges for the educational system of teaching in combat to school dropout. Methodologically, the work presents itself as an exercise analytical-descriptive analysis of the studied object, with support from the Document Analysis technique and Bibliographic Analysis. The work points out that even with legal advances, technological and standardization of Brazilian education, students, teachers and Family members lack support for more effective school inclusion. The main ones Challenges seem to be the lack of structured schools and a teaching plan adaptive to physical, intellectual and financial differences, capable of contributing to reduction in school dropout rates. These difficulties are heightened when we understand from a social context deeply marked by social inequality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação para Todospt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.titleO princípio da inclusão escolar como direito e a evasão: considerações legais e teóricaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Giareta, Paulo Fioravante-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objeto a análise das relações entre a inclusão escolar como direito humano e os desafios em relação a evasão escolar no Brasil. Para tanto, responde pelo objetivo geral de compreender o alcance legal da inclusão como direito e a indicação teórica dos desafios para o sistema educacional de ensino no combate à evasão escolar. Metodologicamente o trabalho se apresenta como um exercício analítico-descritivo do objeto estudado, com aporte da técnica da Análise Documental e da Análise Bibliográfica. O trabalho aponta que mesmo com o avanço legal, tecnológico e de normatização da educação brasileira, alunos, professores e familiares carecem de apoio para uma inclusão escolar mais efetiva. Os principais desafios parecem estar na falta de escolas estruturadas e de um plano de ensino adaptativo às diferenças físicas, intelectuais e financeiras, capaz de contribuir para a redução do quadro de evasão escolar. Estas dificuldades se potencializam quando as compreendemos a partir de um contexto social profundamente marcado pela desigualdade social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCPTLpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:CPTL - Pedagogia - Licenciatura
Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Simone Rodrigues da Silva Queiroz.pdf173,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons