Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9254
Tipo: Dissertação
Título: [TRANS]VER O MUNDO... ITINERÁRIOS NARRATIVOS DE ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Autor(es): ELIZANGELA DE BARROS PEREIRA
Primeiro orientador: Klinger Teodoro Ciriaco
Resumo: A pesquisa em tela encontra-se vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), junto à linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo" e integra parte da produção do "MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq). O objetivo geral visou analisar percepções de mestrandos na área de Educação Matemática acerca do processo de escrita acadêmica. O trabalho refere-se a uma investigação, inspirado na perspectiva pós-estruturalista, que se vale do método narrativo do sociólogo alemão Fritz Schütze para compreender a biografia dos narradores: estudantes de pós-graduação da região Sudeste do Brasil. Para este fim, o referencial teórico valeu-se do campo da pesquisa narrativa como prática de formação, a qual articula-se com as histórias de vida dos colaboradores. Em termos metodológicos, a narrativa constituiu-se fonte principal de produção de dados a partir de passos fundamentais para o tratamento e análise das informações coligidas, a saber: 1. Transcrição detalhada das gravações e registro dos apontamentos realizados após a gravação; 2. Análise formal do texto ou diferenciação do tipo de texto; Descrição sequencial da estrutura; 4. Abstração analítica; 5. Comparação contrastiva; 6. Construção de um modelo teórico. Nesta direção, entrevistamos uma mestra, uma mestranda e um mestrando de Programas de Pós-Graduação na perspectiva de [Trans]Vermos o Mundo da pesquisa acadêmica em suas biografias narradas. Assim, o estudo intentou demarcar o percurso e caracterizar quem são as pessoas que dedicam parte de sua vida à produção científica com investigações em Educação Matemática, ao passo que pudemos verificar suas trajetórias de vida em formação a partir da pesquisa narrativa. PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa narrativa; Pós-Graduação; Educação Matemática.
Abstract: The research on screen is linked to the Postgraduate Program in Mathematics Education (PPGEduMat) at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), along with the research line "Teacher Training and Curriculum" and is part of the production from "MANCALA – Study and Research Group on Mathematics Education, Culture and Teacher Training" (CNPq). The general objective aimed to analyze the perceptions of master's students in the area of Mathematics Education regarding the academic writing process. The work refers to an investigation, inspired by the post-structuralist perspective, which uses the narrative method of the German sociologist Fritz Schütze to understand the biography of the narrators: postgraduate students from the Southeast region of Brazil. To this end, the theoretical framework used the field of narrative research as a training practice, which is articulated with the life stories of employees. In methodological terms, the narrative constituted the main source of data production based on fundamental steps for the treatment and analysis of the information collected, namely: 1. Detailed transcription of the recordings and recording of notes made after the recording; 2. Formal analysis of the text or differentiation of the type of text; Sequential description of the structure; 4. Analytical abstraction; 5. Contrastive comparison; 6. Construction of a theoretical model. In this sense, we interviewed a master's student, a master's student and a master's student from Postgraduate Programs from the perspective of [Trans]Seeing the World of academic research in their narrated biographies. Thus, the study attempted to demarcate the path and characterize who are the people who dedicate part of their lives to scientific production with investigations in Mathematics Education, while we were able to verify their life trajectories in formation through narrative research. KEYWORDS: Research; Mathematics Education; Narrative.
Palavras-chave: Pesquisa Narrativa. Pós-Graduação. Educação Matemática
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9254
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.