Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9211
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | PONTA PORÃ-MS E PEDRO JUAN CABALLERO: UMA ESCOLA TRILINGUE NA FRONTEIRA |
Autor(es): | BERNARDO RONCATTI MARQUES |
Primeiro orientador: | RODRIGO MENDES DE SOUZA |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo a concepção de uma proposta inovadora para uma escola trilíngue na cidade de Ponta Porã, localizada no estado de Mato Grosso do Sul, que compartilha uma fronteira sem limites físicos com a cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, formando assim uma cidade-gêmea. A motivação para este projeto surge da significativa presença de cidadãos paraguaios que fazem uso da estrutura pública da cidade vizinha, particularmente das instituições de ensino, e busca abordar as principais razões para esse fenômeno, propondo soluções eficazes. A metodologia empregada para embasar esta proposta envolveu uma pesquisa bibliográfica abrangente, incluindo análise de artigos científicos, dissertações, teses, livros, legislações e normas em vigor. A partir deste estudo, desenvolveu-se a concepção do projeto arquitetônico, delineando tanto o programa de necessidades quanto os croquis. A importância de uma arquitetura adaptada na escola reside na promoção da harmonia entre as duas comunidades fronteiriças, visando fornecer uma infraestrutura que atenda às suas necessidades e satisfações de maneira integral. |
Abstract: | The present work aims to conceive an innovative proposal for a trilingual school in the city of Ponta Porã, located in the state of Mato Grosso do Sul, which shares a border without physical limits with the Paraguayan city of Pedro Juan Caballero, forming a twin city. The motivation for this project arises from the significant presence of Paraguayan citizens who make use of the public infrastructure of the neighboring city, particularly in educational institutions, and seeks to address the main reasons for this phenomenon by proposing effective solutions. The methodology employed to support this proposal involved a comprehensive literature review, including the analysis of scientific articles, dissertations, theses, books, legislation, and current norms. From this study, the architectural project conception was developed, outlining both the needs program and sketches. The importance of an adapted architecture in the school lies in promoting harmony between the two border communities, aiming to provide infrastructure that caters to their needs and satisfactions in an integral manner. |
Palavras-chave: | ESCOLA TRÍLINGUE PONTA PORÃ PARAGUAI ARQUITETURA ESCOLA. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9211 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Arquitetura e Urbanismo - Bacharelado (FAENG) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
12381.pdf | 83,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.