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dc.creatorBERNARDO RONCATTI MARQUES-
dc.date.accessioned2024-08-20T19:35:06Z-
dc.date.available2024-08-20T19:35:06Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9211-
dc.description.abstractThe present work aims to conceive an innovative proposal for a trilingual school in the city of Ponta Porã, located in the state of Mato Grosso do Sul, which shares a border without physical limits with the Paraguayan city of Pedro Juan Caballero, forming a twin city. The motivation for this project arises from the significant presence of Paraguayan citizens who make use of the public infrastructure of the neighboring city, particularly in educational institutions, and seeks to address the main reasons for this phenomenon by proposing effective solutions. The methodology employed to support this proposal involved a comprehensive literature review, including the analysis of scientific articles, dissertations, theses, books, legislation, and current norms. From this study, the architectural project conception was developed, outlining both the needs program and sketches. The importance of an adapted architecture in the school lies in promoting harmony between the two border communities, aiming to provide infrastructure that caters to their needs and satisfactions in an integral manner.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectESCOLA TRÍLINGUE-
dc.subjectPONTA PORÃ-
dc.subjectPARAGUAI-
dc.subjectARQUITETURA ESCOLA.-
dc.subject.classificationCiências Sociaispt_BR
dc.titlePONTA PORÃ-MS E PEDRO JUAN CABALLERO: UMA ESCOLA TRILINGUE NA FRONTEIRApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGO MENDES DE SOUZA-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo a concepção de uma proposta inovadora para uma escola trilíngue na cidade de Ponta Porã, localizada no estado de Mato Grosso do Sul, que compartilha uma fronteira sem limites físicos com a cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, formando assim uma cidade-gêmea. A motivação para este projeto surge da significativa presença de cidadãos paraguaios que fazem uso da estrutura pública da cidade vizinha, particularmente das instituições de ensino, e busca abordar as principais razões para esse fenômeno, propondo soluções eficazes. A metodologia empregada para embasar esta proposta envolveu uma pesquisa bibliográfica abrangente, incluindo análise de artigos científicos, dissertações, teses, livros, legislações e normas em vigor. A partir deste estudo, desenvolveu-se a concepção do projeto arquitetônico, delineando tanto o programa de necessidades quanto os croquis. A importância de uma arquitetura adaptada na escola reside na promoção da harmonia entre as duas comunidades fronteiriças, visando fornecer uma infraestrutura que atenda às suas necessidades e satisfações de maneira integral.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo - Bacharelado (FAENG)

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