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Tipo: Tese
Título: O processo de formação das Roundtables: um framework aplicado ao agronegócio mundial por meio dos Diálogos dos Stakeholders e da Confiança
Autor(es): THAÍS PEREZ DIAS CID
Primeiro orientador: Denise Barros de Azevedo
Resumo: O objetivo principal desta tese é propor um framework para analisar o processo de formação das Roundtables no agronegócio mundial, utilizando as Teorias de Diálogos entre Stakeholders, o Modelo de Saliência dos Stakeholders (MAW-1997) e o construto Confiança. Especificamente, busca-se: i) Consolidar o mapeamento do processo de coleta de dados; ii) Mapear, categorizar e caracterizar as Roundtables do agronegócio mundial; iii) Complementar o Modelo de Saliência dos Stakeholders (MAW-1997); iv) Averiguar como o construto Confiança influencia o Modelo de Saliência dos Stakeholders; e v) Identificar, através do Modelo de Saliência dos Stakeholders expandido, os stakeholders que devem ser priorizados nas Roundtables do agronegócio mundial. A pesquisa foi conduzida com uma abordagem de métodos mistos, dividida em três etapas principais: 1) Levantamento bibliográfico para familiarização com o tema; 2) Coleta de dados primários por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários online; 3) Análise dos dados coletados utilizando técnicas qualitativas (revisão sistemática de literatura) e quantitativas (análise de medidas de tendência central e variabilidade). A investigação seguiu um Estudo Exploratório Sequencial, iniciando com uma etapa qualitativa, seguida por uma etapa quantitativa, permitindo uma compreensão aprofundada do fenômeno. Os resultados indicam a importância da confiança no processo de formação e operação das Roundtables, destacando que a interação entre stakeholders é crucial para o estabelecimento de diretrizes e padrões que promovam a integridade e credibilidade dos produtos orgânicos. A Revisão Sistemática da Literatura resultou em 170 publicações, das quais 117 discutiam os Diálogos entre Stakeholders e as Roundtables. Foram mapeadas 46 roundtables relacionadas ao agronegócio mundial e identificadas 28 cadeias produtivas, abrangendo setores como Algodão Orgânico, Cacau, Carne Bovina, e Produtos Orgânicos. Além disso, foram criadas oito novas classificações ao modelo de saliência com a adição do construto Confiança, incluindo categorias como Confiança-chave e Confiança Facilitadora.
Abstract: The primary objective of this thesis is to propose a framework for analyzing the formation process of Roundtables in global agribusiness, utilizing Stakeholder Dialogue Theories, the Stakeholder Salience Model (MAW-1997), and the construct of Trust. Specifically, the thesis aims to: i) Consolidate the mapping of the data collection process; ii) Map, categorize, and characterize the Roundtables in global agribusiness; iii) Complement the Stakeholder Salience Model (MAW-1997); iv) Examine how the Trust construct influences the Stakeholder Salience Model; and v) Identify, through the expanded Stakeholder Salience Model, the stakeholders that should be prioritized in global agribusiness Roundtables. The research employed a mixedmethods approach, divided into three main stages: 1) A literature review to familiarize with the topic; 2) Primary data collection through semi-structured interviews and online questionnaires; 3) Data analysis using qualitative techniques (systematic literature review) and quantitative techniques (analysis of measures of central tendency and variability). The investigation followed a Sequential Exploratory Study, beginning with a qualitative stage followed by a quantitative stage, allowing for a deeper understanding of the phenomenon. The results indicate the importance of trust in the formation and operation of Roundtables, highlighting that stakeholder interaction is crucial for establishing guidelines and standards that promote the integrity and credibility of organic products. The Systematic Literature Review resulted in 170 publications, of which 117 discussed Stakeholder Dialogues and Roundtables. 46 Roundtables related to global agribusiness were mapped, and 28 value chains were identified, encompassing sectors such as Organic Cotton, Cocoa, Beef, and Organic Products. Furthermore, eight new classifications were created in the salience model with the addition of the Trust construct, including categories such as Key Trust and Facilitating Trust.
Palavras-chave: -
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9183
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração

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