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Tipo: Tese
Título: OLHARES SOBRE O MOVIMENTO DE CRIAÇÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM LICENCIATURAS INDÍGENAS E DO PRIMEIRO MESTRADO INDÍGENA DO PAÍS, NA UNEMAT
Autor(es): Adriano Mamedes Silva Nascimento
Primeiro orientador: Thiago Pedro Pinto
Resumo: A garantia do direito à Educação Escolar Indígena, intercultural e específica, no Brasil trata-se de uma conquista com base em incansáveis lutas ao reconhecimento, não apenas das especificidades dos povos indígenas, mas, também, de suas subjetividades, como povos diferentes, com línguas próprias e culturas próprias. Nesse contexto, a formação de docentes indígenas para atuarem nas escolas indígenas tornou-se um passo fundamental para a garantia desse direito. Assim, a pesquisa produziu narrativas orais a partir dos movimentos que iniciaram desde a criação dos cursos de formação de professores indígenas nas licenciaturas indígenas do Projeto 3º Grau Indígena (2001), atualmente Faculdade Indígena Intercultural (Faindi), até a abertura da primeira turma do Mestrado (2020) do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Contexto Indígena Intercultural (PPGECII) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), com o objetivo de dissertar um texto por meio da análise de questões extraídas das narrativas dos participantes indígenas dessa pesquisa, onde relataram sobre suas lutas e suas conquistas em prol a Educação Escolar Indígena no Brasil e os processos enfrentados em suas formações acadêmicas. Essa pesquisa diz respeito aos aspectos históricos da formação acadêmica de professores indígenas no Brasil e, em específico, no Mato Grosso. Para tanto, utilizou-se da metodologia da História Oral, com a qual realizamos entrevistas orais, na busca de construir e fixar narrativas históricas de professores vinculados à Faindi que idealizaram e participaram do movimento de criação do Projeto e de estudantes indígenas ativos e egressos. Além disso, o referencial teórico pautou-se no perspectivismo ameríndio, sob a ótica de Viveiros de Castro, em diálogo com a formação do povo brasileiro, segundo Darcy Ribeiro e a Cosmologia Indígena discutida pelo sociólogo indígena Ailton Krenak. Portanto, a pesquisa evidenciou questões sobre a importância de ter o reconhecimento da identidade étnica dos povos indígenas, da história e da diversidade cultural, bem como os possíveis percursos do desenvolvimento de uma formação docente específica e diferenciada, segundo suas culturas e suas tradições, e os impactos causados com a inserção da Educação Escolar Indígena nas comunidades. Palavras-Chave: Educação Escolar Indígena. História Oral. Perspectivismo Ameríndio. Formação de Professores Indígenas.
Abstract: The guarantee of the right to Indigenous School Education, intercultural and specific, in Brazil is an achievement based on tireless struggles for recognition, not only of the specificities of indigenous peoples but also of their subjectivities, as distinct peoples with their own languages and cultures. In this context, the training of indigenous teachers to work in indigenous schools has become a fundamental step in ensuring this right. Thus, the research produced oral narratives from the movements that began with the creation of indigenous teacher training courses in the Indigenous Higher Education Project (2001), currently the Intercultural Indigenous College (Faindi), until the opening of the first Master's class (2020) of the Postgraduate Program in Teaching in an Intercultural Indigenous Context (PPGECII) at the State University of Mato Grosso (Unemat). The objective was to compose a text through the analysis of issues extracted from the narratives of the indigenous participants in this research, where they reported their struggles and achievements for Indigenous School Education in Brazil and the processes faced in their academic training. This research concerns the historical aspects of the academic training of indigenous teachers in Brazil, specifically in Mato Grosso. For this, the methodology of Oral History was used, with which we conducted oral interviews, seeking to construct and consolidate historical narratives of teachers linked to Faindi who idealized and participated in the creation of the Project and active and graduate indigenous students. Additionally, the theoretical framework was based on Amerindian perspectivism, from the perspective of Viveiros de Castro, in dialogue with the formation of the Brazilian people according to Darcy Ribeiro, and Indigenous Cosmology discussed by indigenous sociologist Ailton Krenak. Therefore, the research highlighted issues about the importance of recognizing the ethnic identity of indigenous peoples, their history, and cultural diversity, as well as the possible paths for the development of specific and differentiated teacher training according to their cultures and traditions, and the impacts caused by the insertion of Indigenous School Education in communities. Keywords: Indigenous School Education. Oral History. Amerindian Perspectivism. Indigenous Teacher Training.
Palavras-chave: Educação Escolar Indígena. História Oral. Perspectivismo Ameríndio. Formação de Professores Indígenas.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9159
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

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