Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9132
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlessandra Pereira Luiz-
dc.date.accessioned2024-08-05T14:49:54Z-
dc.date.available2024-08-05T14:49:54Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9132-
dc.description.abstractThe general objective of this research is to problematize the initial training of teachers, with regard to the construction of scientific knowledge, especially that related to anurans. In this sense, the knowledge of academics, students of a Federal University, enrolled in the last semester of undergraduate courses in Biological Sciences and Pedagogy, was verified through the application of a virtual questionnaire form through the Google Forms platform. This data collection instrument was created for the purposes of this research and forums organized into three deposits: biological knowledge; emotions; and myths and legends about anurans. The answers presented by the students were verified according to the theoretical framework of Bardin (1977), and the Atlas.ti Software was used as a tool for structuring and organizing the data obtained, through which fundamental categories were identified, for later analysis of the knowledge presented by the research participants. It can be verified from the analyzed data that anurans are animals known to all the research participants and that the academics can identify their presence in different habitats. However, there are gaps in biological knowledge about these beings, such as their life cycle, differences between animals, and their importance in the ecosystem. And, because they are animals that are known and present in everyone's reality, several myths and legends surround these animals, which can arouse various emotions and, when these are negative, the survival and preservation of anuran species are at risk. Thus, discussions are opened related to the initial training of teachers, regarding the global understanding of anuran amphibians, and how the knowledge acquired during initial training can influence the teaching of the subject, both in formal and non-formal education. Therefore, the importance of scientific knowledge for understanding issues that occur in the world around us and the need for reflection on pedagogical practice are highlighted.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConstrução de conhecimentos. Formação de professores. Anfíbios anuros.-
dc.titleCONHECIMENTOS SOBRE ANFÍBIOS ANUROS DE ACADÊMICOS CONCLUINTES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PEDAGOGIApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Amanda de Mattos Pereira Mano-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral problematizar a formação inicial de professores, no que diz respeito à construção de conhecimentos científicos, em especial, os ligados à anurofauna. Neste sentido, os conhecimentos de acadêmicos, estudantes de uma Universidade Federal, matriculados no último semestre de licenciaturas em Ciências Biológicas e Pedagogia, foram averiguados a partir da aplicação de um questionário de forma virtual por meio da plataforma Google Forms. Este instrumento de coleta de dados foi criado para fins desta investigação e fora organizado em três seções: conhecimentos biológicos; emoções; e mitos e lendas sobre os anuros. As respostas apresentadas pelos estudantes foram analisadas segundo o referencial teórico de Bardin (1977), e como ferramenta para a estruturação e organização dos dados obtidos foi utilizado o Software Atlas.ti, por meio do qual foram identificadas categorias fundamentais, para posterior análise dos conhecimentos apresentados pelos participantes da pesquisa. Verifica-se a partir dos dados analisados, que os anuros são animais conhecidos por todos os participantes da pesquisa e que os acadêmicos conseguem identificar a presença deles em diferentes habitats. No entanto, são observadas lacunas quanto aos conhecimentos biológicos acerca destes seres, por exemplo, quanto ao ciclo de vida, diferenças entre os animais e sua importância no ecossistema. E, por serem animais conhecidos e presentes na realidade de todos, diversos mitos e lendas cercam esses animais, sendo capazes de despertar diversas emoções e, quando estas são negativos, a sobrevivência e preservação das espécies de anuros encontra-se em risco. Deste modo, abrem-se discussões relacionadas à formação inicial de professores, quanto à compreensão global dos anfíbios anuros e, em como os conhecimentos construídos durante a formação inicial podem influenciar no ensino da temática, tanto na educação formal quanto não formal. Destaca-se, portanto, a importância de conhecimentos científicos para a compreensão de fenômenos que ocorrem no mundo à nossa volta e a necessidade de reflexão quanto à prática pedagógica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação final_240805_081540.pdf4,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.