Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9131
Tipo: Tese
Título: ESCOLHA DO SUCESSOR DO NEGÓCIO FAMILIAR RURAL: UMA TEORIA SUBSTANTIVA NA PERSPECTIVA DOS ENVOLVIDOS
Autor(es): Noellen Silva Amorim
Primeiro orientador: Erlaine Binotto
Resumo: A escolha de um membro da família para a continuidade da gestão nos negócios rurais é um processo complexo que envolve diversos fatores. Os efeitos dessa decisão podem ultrapassar os limites dos negócios, influenciando não apenas suas operações e o seu desenvolvimento, mas também questões familiares, sociais e ligadas ao setor agrícola. Apesar do crescente interesse na sucessão em negócios familiares nos últimos anos, dada a sua relevância econômica e social, ainda há demanda por pesquisas cujo foco seja a escolha do sucessor de negócios rurais. A literatura sobre a temática é incipiente, abordando o processo de escolha do sucessor como importante, mas sem um direcionamento específico ou aprofundamento que permita a compreensão de suas especificidades e que possa servir de apoio ao aprimoramento do processo. Este estudo tem como objetivo geral compreender o processo de escolha do sucessor do negócio familiar rural, a partir de experiências vivenciadas por familiares rurais. Especificamente para explorar o fenômeno, utilizou-se o método Grouded Theory (teoria fundamentada em dados) seguindo a abordagem de Corbin e Strauss (2015). A amostragem foi definida com base em fundamentos teóricos, e a coleta de dados foi mantida até a evidência de saturação teórica, totalizando 14 entrevistas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores principais de negócios familiares rurais e membros familiares candidatos à sucessão, que vivenciaram ou estão vivenciando esse contexto. A análise dos dados seguiu as etapas de codificação aberta, axial e de integração em um processo de comparação constante. A codificação dos dados é a etapa chave para o desenvolvimento de conceitos, organizando-os em categorias, propriedades e dimensões. Os resultados, seguindo os preceitos do método, gerou uma teoria substantiva que explica como, e sob quais elementos ocorre a escolha do sucessor. Emergiram dos dados três categorias, ‘Relações familiares’, ‘Governança no negócio’ e ‘Atributos pessoais do sucessor’, cujos elementos se relacionam e influenciam de alguma forma o fenômeno. O processo analítico dos dados levou a identificação que Relações familiares é a categoria central do estudo, devido seu poder explicativo e capacidade de vincular as demais categorias da pesquisa. O incentivo familiar, confiança, papeis e responsabilidades, interesse e conduta pessoal, são alguns dos aspectos-chave identificados que influenciam a escolha do sucessor. Este estudo contribui e avança no conhecimento sobre a temática, apresentando diversas contribuições teóricas relacionadas ao processo de escolha do sucessor. Inclui elementos ligados ao perfil do sucessor e à governança no negócio, como gestão compartilhada, decisão consensual dos envolvidos e perspectiva familiar, por exemplo. Em termos de contribuições práticas, os resultados deste estudo são capazes de apoiar a formulação de ações e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento e a sustentabilidade dos negócios familiares rurais.
Abstract: The selection of a family member to continue the management of rural businesses is a complex process involving various factors. The effects of this decision can extend beyond the business, influencing not only its operations and development but also family, social, and agricultural sector issues. Despite the growing interest in succession in family businesses in recent years, given its economic and social relevance, there remains a demand for research focusing on the selection of successors in rural businesses. The literature on this topic is nascent, addressing the successor selection process as important but lacking specific direction or depth that would allow for an understanding of its particularities and support the improvement of the process. This study aims to understand the process of selecting a successor for a rural family business based on the experiences of rural families. Specifically, to explore the phenomenon, the Grounded Theory method was used, following the approach of Corbin and Strauss (2015). Sampling was defined based on theoretical foundations, and data collection continued until theoretical saturation was evident, totaling 14 interviews. Semi-structured interviews were conducted with key managers of rural family businesses and family members who are candidates for succession, who have experienced or are experiencing this context. The data analysis followed the stages of open coding, axial coding, and integration in a constant comparison process. Data coding is the key stage for the development of concepts, organizing them into categories, properties, and dimensions. The results, following the principles of the method, generated a substantive theory explaining how and under what elements the successor is chosen. Three categories emerged from the data, "Family Relationships", "Business Governance" and "Successor’s Personal Attributes", whose elements relate to and influence the phenomenon in some way. The analytical process of the data led to the identification that Family Relations is the central category of the study, due to its explanatory power and ability to link the other research categories. Family encouragement, trust, roles and responsibilities, interest, and personal conduct are some of the key aspects identified that influence the choice of the successor. This study contributes to and advances the knowledge on the topic, presenting various theoretical contributions related to the successor selection process. It includes elements related to the successor's profile and governance in the business, such as shared management, consensual decision-making among those involved, and the family perspective, for example. In terms of practical contributions, the results of this study can support the formulation of actions and public policies aimed at the development and sustainability of rural family businesses.
Palavras-chave: -
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9131
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração



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