Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9099
Tipo: Dissertação
Título: A FUNÇÃO SOCIAL DA CRECHE NA VISÃO DE FAMÍLIAS DO MUNICIPIO DE INOCÊNCIA-MS.
Autor(es): Amanda Cassia Pereira Frota Garcia
Primeiro orientador: Silvia Adriana Rodrigues
Resumo: RESUMO A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Campus de Três Lagoas-MS, especificamente a Linha de Pesquisa: Educação, Infâncias e Diversidades, tendo como objeto desvelar o entendimento de responsáveis/familiares sobre a função social da creche. O estudo realizado junto ao CEINF – Margarida Tomázia de Paula – Vó Nona, única creche do município Inocência-MS, parte da hipótese de que a população que busca a creche do município não tem clareza da real função social dessa instituição. Assim, tem por objetivo geral compreender qual é o entendimento que a população do município –especificamente pais/mães ou responsáveis pelas crianças atendidas pela creche – tem sobre sua função social. Adota ainda como objetivos específicos: (a) Conhecer o perfil socioeconômico da comunidade atendida; (b) Conhecer o entendimento dos pais/mães e/ou responsáveis sobre qual é o trabalho a ser oferecido pela creche; (c) Verificar como os pais/mães e/ou responsáveis avaliam o trabalho da creche; e (d) Refletir sobre os possíveis direcionamentos que oportunizem que comunidade em geral compreenda a atual função social da creche e, consequentemente, desenvolva a sua função de forma produtiva e satisfatória. A pesquisa, de caráter qualitativo, teve início com a busca dos documentos regulatórios da única creche do município de Inocência-MS. A segunda etapa consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas com pais/mães de diferentes níveis de escolaridade. A análise dos dados, realizada com inspiração na técnica de análise de conteúdos da vertente francesa, apontou que há diferentes entendimentos sobre a função social da creche, com destaque para a compreensão de que a creche tem função assistencialista: de guardar as crianças enquanto os pais saem para trabalhar. Não houve nenhuma indicação da creche como sendo um direito da criança. Percebemos que há uma necessidade de ampliar o entendimento de que a creche é primariamente um direito de todas as crianças e tem um papel de fundamental importância para a formação humana e, especificamente, para o desenvolvimento infantil, pois é uma das instituições que desenvolvem um papel significativo no acolhimento e na educação das crianças, se configurando como espaço de socialização e aprendizagens qualificadas. Palavras-chave: Educação Infantil; função social da creche; cuidar e educar.
Abstract: ABSTRACT This research is linked to the Graduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso do Sul – UFMS, Três Lagoas-MS Campus, specifically the Research Line: Education, Childhood and Diversity, with the aim of unveiling the understanding of guardians/families about the social function of daycare. The study held at CEINF – Margarida Tomázia de Paula – Vó Nona, the only daycare center in the town of Inocência-MS, is based on the hypothesis that the population seeking daycare in the town is unclear about the real social function of this institution. Therefore, the overall goal of this study is to understand what the population of the town – specifically parents or guardians of the children served by the daycare staff – thinks about its social function. It also has the following specific goals: (a) To get to know the socioeconomic profile of the community served; (b) To get to know the parents’ and/or guardians’ understanding of the work being offered by the daycare center; (c) To check how the parents and/or guardians evaluate the work of the daycare center; and (d) To reflect on possible directions that will enable the community in general to understand the current social function of the daycare center and, consequently, to develop its function in a productive and satisfactory way. The qualitative research began with a search for the regulatory documents of the only daycare center in the town of Inocência-MS. The second stage consisted of semi-structured interviews with parents of different educational levels. The analysis of the data, based on the French content analysis technique, showed that there are different understandings of the social function of daycare centers, with emphasis on the understanding that daycare centers have a welfare function: to look after children while their parents go out to work. There was no mention of daycare as being a child’s right. One can see that there is a need to broaden the understanding that daycare is primarily a right for all children and plays a fundamentally important role in human formation and, specifically, in child development, since it is one of the institutions that plays a significant role in terms of welcoming and educating children, becoming a space for socialization and qualified learning. Keywords: Early childhood education; social function of daycare; caring for and educating.
Palavras-chave: Educação Infantil
função social da creche
cuidar e educar.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9099
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação - Amanda - sem marcações.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.