Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9077
Tipo: Dissertação
Título: Matemática a ensinar e Matemática para ensinar temas de geometria a partir do livro “Didáctica del Cálculo (1969)”
Autor(es): PAMELA KARINY PETERES SOARES LIMA
Primeiro orientador: Edilene Simoes Costa dos Santos
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida na linha de História da Educação Matemática, tendo como fonte de investigação o livro Didáctica del Cálculo (1969), escrito por José Junqueira Muné. Tendo como pergunta norteadora, “que saberes profissionais estão materializados em ‘Didáctica del Cálculo’ (1969) para o ensino de geometria, com base no livro I (metodologia y procedimiento) e livro III (didáctica del geometría)?” Para responder tal questionamento traçamos o seguinte objetivo geral: analisar os saberes profissionais com base no Livro I e alguns aspectos do Livro III presentes em “Didáctica del Cálculo”, de José Junquera Muné. Deste modo, para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizado como referencial teórico-metodológico o estudo sobre os Saberes Profissionais, de Hofstetter e Schneuwly (2017), a matemática a ensinar e a matemática para ensinar de Bertini, Morais e Valente (2017) e uma categoria de análise, descrita com quatro etapas do processo de aquisição do conhecimento pela criança, identificadas como observação e manipulação, desenho, representação aritmética, problemas e exercícios. Essas etapas foram por nos identificadas a partir da análise do Livro I (metodologia y procedimiento) e aplicadas em análises no Livro III (didáctica del geometría). Esta pesquisa contribui para o campo da Educação Matemática ao analisar os saberes profissionais específicos para o ensino de geometria, conforme delineado por Muné em sua obra. Destaca-se a relevância de compreender como o autor articula os saberes a ensinar e saberes para ensinar matemática. Destarte, concluímos que o livro de Muné apresenta saberes objetivados e que estão intrinsecamente relacionados, quando o autor traz ao leitor orientações didáticas sobre os temas de geometria desenvolvidos e analisados por nós no livro III. Dessa forma, o manual contribui para a condensação de saberes por nos permitir identificar uma matemática a ensinar e uma matemática para ensinar proposta pelo autor em forma de instruções para o docente desenvolver os estágios do trabalho didático em geometria.
Abstract: This research was developed in the line of History of Mathematics Education, using as a source of investigation the book Didáctica del Cálculo (1969), written by José Junqueira Muné. Having as a guiding question, “what professional knowledge is materialized in ‘Didáctica del Cálculo’ (1969) for the teaching of geometry, based on book I (methodology and procedure) and book III (didáctica del geometría)?” To answer this question, we set out the following general objective: analyze professional knowledge based on Book I and some aspects of Book III present in “Didáctica del Cálculo”, by José Junquera Muné. Therefore, for the development of this work, the study on Professional Knowledge, by Hofstetter and Schneuwly (2017), mathematics to teach and mathematics to teach by Bertini, Morais and Valente (2017) and a category of analysis, described with four stages of the process of acquiring knowledge by the child, identified as observation and manipulation, drawing, arithmetic representation, problems and exercises. These steps were identified by us from the analysis of Book I (methodology and procedure) and applied in analyzes in Book III (geometry didactic). This research contributes to the field of Mathematics Education when analyzing specific professional knowledge for teaching geometry, as outlined by Muné in his work. The relevance of understanding how the author articulates the knowledge to teach and knowledge to teach mathematics stands out. Therefore, we conclude that Muné's book presents objective knowledge that is intrinsically related, when the author provides the reader with didactic guidance on the geometry themes developed and analyzed by us in book III. In this way, the manual contributes to the condensation of knowledge by allowing us to identify a mathematics to teach and a mathematics to teach proposed by the author in the form of instructions for the teacher to develop the stages of didactic work in geometry.
Palavras-chave: Saberes profissionais, método, corpo geométrico, posição, polígonos.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9077
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.