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Tipo: Artigo de Evento
Título: O desenvolvimento e formas de presença do Pensamento Computacional na educação básica brasileira, e suas conformidades com a Base Nacional Comum Curricular
Autor(es): DIOGO DE LIMA MENEZES
Primeiro orientador: GRAZIELA SANTOS DE ARAUJO
Resumo: Este trabalho buscou abordar a relevância do desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) na educação básica brasileira e como ele se alinha às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir de percepções derivadas de estudos que exploram a temática, pretendeu-se demonstrar a essencialidade do PC para preparar os alunos para a vida social e econômica em um mundo cada vez mais digital. O artigo detalha o conceito de PC, sob a óptica de um conjunto de habilidades que pode permitir a resolução de problemas por meio de métodos da área da computação, e aborda as definições presentes em documentos normativos e pareceres técnicos, enfatizando a necessidade de incorporação do ensino da computação nos currículos escolares. Também são analisadas atividades práticas desplugadas, destacando-se as exemplificadas pelo parecer CNE/CEB Nº 2/2022, e as propostas por Brackmann, que demonstraram-se ser eficazes para desenvolver o PC - em uma perspectiva que considera sua separação em quatro pilares (Abstração, Decomposição, Reconhecimento de Padrões e Algoritmo) - nas escolas. Por fim, ressalta-se a importância de implementar o ensino de computação de maneira estratégica e adaptativa, garantindo que todos os alunos tenham acesso a essas habilidades essenciais. Além disso, recomenda-se a realização de trabalhos futuros, a fim de verificar as condições de desenvolvimento do PC nas escolas brasileiras, pois possuir informações confiáveis relativas a esse contexto, são de extrema importância para que políticas públicas de órgãos locais, como as secretarias municipais de educação, sejam tomadas de forma mais estratégica e acurada, a fim de prover meios eficazes para o desenvolvimento das atividades necessárias, de forma adaptativa aos contextos diversos que se pode encontrar.
Abstract: This work aimed to address the relevance of the development of Computational Thinking (CT) in Brazilian basic education and how it aligns with the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC). Based on insights derived from studies exploring the theme, it sought to demonstrate the essentiality of CT in preparing students for social and economic life in an increasingly digital world. The article details the concept of CT, from the perspective of a set of skills that can enable problem-solving through computational methods, and addresses the definitions present in normative documents and technical opinions, emphasizing the need to incorporate the teaching of computing into school curricula. Practical unplugged activities are also analyzed, highlighting those exemplified by Opinion CNE/CEB No. 2/2022 and the proposals by Brackmann, which have proven effective in developing CT - from a perspective that considers its separation into four pillars (Abstraction, Decomposition, Pattern Recognition, and Algorithm) - in schools. Finally, the importance of strategically and adaptively implementing computing education is emphasized, ensuring that all students have access to these essential skills. Additionally, it recommends future work to verify the conditions of CT development in Brazilian schools, as having reliable information related to this context is extremely important for local public policies, such as those by municipal education departments, to be taken more strategically and accurately, to provide effective means for the development of necessary activities, adaptively to the diverse contexts that may be encountered.
Palavras-chave: Pensamento Computacional
Educação em computação
Ensino de computação
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9034
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Engenharia de Software - Bacharelado (FACOM)

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