Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9034
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDIOGO DE LIMA MENEZES-
dc.date.accessioned2024-07-16T11:00:57Z-
dc.date.available2024-07-16T11:00:57Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9034-
dc.description.abstractThis work aimed to address the relevance of the development of Computational Thinking (CT) in Brazilian basic education and how it aligns with the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC). Based on insights derived from studies exploring the theme, it sought to demonstrate the essentiality of CT in preparing students for social and economic life in an increasingly digital world. The article details the concept of CT, from the perspective of a set of skills that can enable problem-solving through computational methods, and addresses the definitions present in normative documents and technical opinions, emphasizing the need to incorporate the teaching of computing into school curricula. Practical unplugged activities are also analyzed, highlighting those exemplified by Opinion CNE/CEB No. 2/2022 and the proposals by Brackmann, which have proven effective in developing CT - from a perspective that considers its separation into four pillars (Abstraction, Decomposition, Pattern Recognition, and Algorithm) - in schools. Finally, the importance of strategically and adaptively implementing computing education is emphasized, ensuring that all students have access to these essential skills. Additionally, it recommends future work to verify the conditions of CT development in Brazilian schools, as having reliable information related to this context is extremely important for local public policies, such as those by municipal education departments, to be taken more strategically and accurately, to provide effective means for the development of necessary activities, adaptively to the diverse contexts that may be encountered.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPensamento Computacional-
dc.subjectEducação em computação-
dc.subjectEnsino de computação-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleO desenvolvimento e formas de presença do Pensamento Computacional na educação básica brasileira, e suas conformidades com a Base Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.contributor.advisor1GRAZIELA SANTOS DE ARAUJO-
dc.description.resumoEste trabalho buscou abordar a relevância do desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) na educação básica brasileira e como ele se alinha às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir de percepções derivadas de estudos que exploram a temática, pretendeu-se demonstrar a essencialidade do PC para preparar os alunos para a vida social e econômica em um mundo cada vez mais digital. O artigo detalha o conceito de PC, sob a óptica de um conjunto de habilidades que pode permitir a resolução de problemas por meio de métodos da área da computação, e aborda as definições presentes em documentos normativos e pareceres técnicos, enfatizando a necessidade de incorporação do ensino da computação nos currículos escolares. Também são analisadas atividades práticas desplugadas, destacando-se as exemplificadas pelo parecer CNE/CEB Nº 2/2022, e as propostas por Brackmann, que demonstraram-se ser eficazes para desenvolver o PC - em uma perspectiva que considera sua separação em quatro pilares (Abstração, Decomposição, Reconhecimento de Padrões e Algoritmo) - nas escolas. Por fim, ressalta-se a importância de implementar o ensino de computação de maneira estratégica e adaptativa, garantindo que todos os alunos tenham acesso a essas habilidades essenciais. Além disso, recomenda-se a realização de trabalhos futuros, a fim de verificar as condições de desenvolvimento do PC nas escolas brasileiras, pois possuir informações confiáveis relativas a esse contexto, são de extrema importância para que políticas públicas de órgãos locais, como as secretarias municipais de educação, sejam tomadas de forma mais estratégica e acurada, a fim de prover meios eficazes para o desenvolvimento das atividades necessárias, de forma adaptativa aos contextos diversos que se pode encontrar.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia de Software - Bacharelado (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
13817.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.