Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9022
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dc.creatorAna Paula Oliveira dos Santos-
dc.date.accessioned2024-07-13T13:13:50Z-
dc.date.available2024-07-13T13:13:50Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9022-
dc.description.abstractThe present work is part of the Research Line "Education, Culture and Society" of the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) Postgraduate Program in Education. Linked to the project "Affirmative Policies and the access of black people to Higher Education in the federal universities of Mato Grosso do Sul from 2013 to 2022", as well as to the Study and Research Group on Education, Ethnic-Racial Relations and Teacher Training - Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (GEPRAFE/PGS). The object of study of this work is the racial quotas for the admission of the black population to Brazilian higher education institutions. The main objective is to analyze the UFMS Affirmative Policy in the scope of admission and permanence of black students in undergraduate courses, considering the period from 2013 to 2020, and based on Law No. 12,711/2012, which institutionalized quotas in public federal universities. The specific objectives therefore are: to contextualize the struggle of the Black Movement (BM) for the black population's access to higher education; compare the implementation of the UFMS Affirmative Policy; and analyze the admission and permanence of black students in undergraduate courses at UFMS. The questions that guided this investigation were: Did the UFMS Affirmative Policy guarantee the access and permanence of the black population in its undergraduate courses? In which areas of knowledge do black people have greater representation? To answer these questions and achieve the proposed objectives, we conducted bibliographic and documentary research, with an approximation of essential studies on education of ethnic-racial relations and race. It was hypothesized that the design of the UFMS institutional Affirmative Policy does not meet the necessary demands to overcome racial inequalities in the scope of student admission and permanence. Affirmative policies are a racial equality-promoting mechanism and, through Law No. 12,711/2012, have enabled access to higher education for black people. The UFMS data indicate that the institutional design of the undergraduate courses offer has contributed so that black quota students have more access to courses in the areas of applied social sciences and human sciences. Therefore, it is concluded that the university in question understands student permanence as permanence incentives in the form of isolated actions, more focused on financial aid for students, and lacking attention to the institutionalization of an institutional permanence policy. Keywords: Racial Quotas. Affirmative Policies. College education. Admission and Permanence. UFMS-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.-
dc.titleEDUCAÇÃO SUPERIOR E A POLÍTICA AFIRMATIVAS NA UFMS: ingresso e permanência de negros/as cotistas na graduação de 2013 a 2020pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Eugenia Portela de Siqueira Marques-
dc.description.resumoO presente trabalho está inserido na Linha de Pesquisa “Educação, Cultura e Sociedade” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Articulado ao projeto “Políticas Afirmativas e o acesso de negros/as à Educação Superior nas universidades federais de Mato Grosso do Sul no período de 2013 a 2022”, bem como ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores - Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (GEPRAFE/PGS), tem como objeto de estudo as cotas raciais para ingresso da população negra na educação superior brasileira. O objetivo geral, nesse sentido, é analisar a Política Afirmativa da UFMS no âmbito do ingresso e da permanência de estudantes negros/as nos cursos de graduação, considerando o período de 2013 a 2020, e tendo como base a Lei nº 12.711/2012, que institucionalizou as cotas nas universidades federais públicas. Os objetivos específicos, por sua vez, são: contextualizar a luta do Movimento Negro (MN) para o acesso da população negra à educação superior; cotejar a implementação da Política Afirmativa da UFMS; e analisar o ingresso e a permanência dos/as estudantes negros/as nos cursos de graduação da UFMS. Os questionamentos que nortearam este processo de investigação foram: A Política Afirmativa da UFMS garantiu o acesso e a permanência da população negra em seus cursos de graduação? Em quais áreas do conhecimento os/as negros/as possuem maior representatividade? Para responder a essas questões e alcançar os objetivos propostos, realizamos pesquisa bibliográfica, documental, com aproximação dos estudos críticos sobre educação das relações étnico-raciais e raça. A hipótese levantada é a de que o desenho da Política Afirmativa institucional da UFMS não atende às demandas necessárias para a superação das desigualdades raciais no âmbito do ingresso e da permanência estudantil. As políticas afirmativas se constituem como um mecanismo de promoção da igualdade racial e, por meio da Lei nº 12.711/2012, possibilitaram o acesso de negros/as na educação superior. Os dados da UFMS apontam que o desenho institucional de oferta de cursos de graduação tem colaborado para que os/as cotistas negros/as acessem mais os cursos na área de ciências sociais aplicadas e nas ciências humanas. Portanto, conclui-se que a universidade em questão entende a permanência estudantil como estímulos à permanência em forma de ações isoladas, mais voltada para auxílios financeiros destinados aos estudantes e carece de uma atenção para a institucionalização de uma política de permanência institucional. Palavras-chave: Cotas Raciais. Políticas Afirmativas. Educação Superior. Ingresso e Permanência. UFMS.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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