Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8999
Tipo: | Dissertação |
Título: | REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS SOBRE A PARTICIPAÇÃO FEMININA NO CURSO DE QUÍMICA |
Autor(es): | Julio Cesar Piatti |
Primeiro orientador: | Josiane Peres Goncalves |
Resumo: | Esta pesquisa de mestrado teve como objetivo analisar as representações sociais de universitárias do curso de Química acerca da participação da mulher na área de ciências exatas, em especial do curso de Química da universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pretendeu-se analisar tal fenômeno a partir das bases teóricas da teoria das Representações Sociais, entre outros diálogos possíveis com autores que discutem e pesquisam a temática em evidência. Como problema indagou-se: Qual é a representação de mulher nos cursos de Ciências Exatas, em especial, no curso de Química? Como hipótese, mesmo frente aos avanços e participação das mulheres na ciência, aqui em discussão o curso de Química, há muitas questões que ainda precisam ser indagadas e perquiridas para responder qual o lugar que a mulher ocupa na sociedade. Para alcançar esse objetivo, optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa, a qual foi realizada por meio de um levantamento bibliográfico junto ao Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (OASISBR) e ao Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2012 a 2022. Além disso, foram analisados os dados disponibilizados pelo Instituto de Química (INQUI) da UFMS sobre o número de estudantes ingressantes e concluintes nos cursos de bacharelado e licenciatura em Química da UFMS, entre os anos de 2014 a 2022, de acordo o gênero desses estudantes. Posteriormente, foi elaborado um questionário on-line, que foi enviado e respondido por 12 acadêmicas desse curso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foi realizada também entrevista semiestruturada com 3 estudantes do mesmo curso, a qual foi analisada por meio do método de análise de conteúdo. A partir dos resultados obtidos, foi evidenciado, tanto no questionário quanto nas entrevistas, que as estudantes entrevistadas compreendem bem o seu lugar na sociedade, superam representações que as inferiorizam, lutam por esse lugar e indicam alguns pontos importantes que ainda são necessários de serem vistos para um avanço maior, mas a literatura e as pesquisas que mostramos deixam ainda evidente que é preciso progredir em vários aspectos. Pode-se afirmar que as mulheres buscam alcançar os espaços que antes eram vistos como masculinos, como a área de química, mas ainda há empecilhos, tais como a falta de tempo para se dedicar aos estudos, as jornadas de trabalho, os afazeres domésticos, as dificuldades na gestação, a criação de filhos, algumas vezes de mãe solo, bem como a necessidade de trabalhar fora e em casa e as questões financeiras, fatores esses que muitas vezes as impedem de alcançar determinados espaços que ainda precisam ser ocupados por mulheres. |
Abstract: | This master's research aimed to analyze the social representations of university students studying Chemistry regarding women's participation in the area of exact sciences, especially in the Chemistry course at the Federal University of Mato Grosso do Sul. The aim was to analyze this phenomenon through based on the theoretical bases of the theory of Social Representations, among other possible dialogues with authors who discuss and research the topic in evidence. As a problem, we asked: What is the representation of women in Exact Sciences courses, especially in Chemistry? As a hypothesis, even given the advances and participation of women in science, the Chemistry course under discussion here, there are many questions that still need to be asked and investigated to answer the place that women occupy in society. To achieve this objective, qualitative research was chosen, which was carried out through a bibliographical survey at the Brazilian Portal of Scientific Publications in Open Access (OASISBR) and the Bank of Theses and Dissertations of the Coordination of Personnel Improvement of Higher Education (CAPES), from 2012 to 2022. In addition, data made available by the Institute of Chemistry (INQUI) of UFMS on the number of students entering and completing the bachelor's and degree courses in Chemistry at UFMS were analyzed, between the years 2014 to 2022, according to the gender of these students. Subsequently, an online questionnaire was prepared, which was sent and answered by 12 academics from this course at the Federal University of Mato Grosso do Sul. A semi-structured interview was also carried out with 3 students from the same course, which was analyzed using the method of content analysis. From the results obtained, it was evident, both in the questionnaire and in the interviews, that the students interviewed understand their place in society well, overcome representations that make them inferior, fight for this place and indicate some important points that still need to be seen. for further progress, but the literature and research we have shown still makes it clear that progress needs to be made in several aspects. It can be said that women seek to reach spaces that were previously seen as masculine, such as the chemistry area, but there are still obstacles, such as the lack of time to dedicate to studies, working hours, household chores, difficulties during pregnancy, raising children, sometimes as a single mother, as well as the need to work outside and at home and financial issues, factors that often prevent them from reaching certain spaces that still need to be occupied by women. |
Palavras-chave: | . |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8999 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertação Julio Cesar - VERSÃO FINAL PROTOCOLADA.pdf | 2,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.