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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A ATIVIDADE FILOSÓFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS: possibilidades constantes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Autor(es): PAULO CESAR TONET
Primeiro orientador: RONALDO JOSE MORACA
Resumo: O objetivo do presente trabalho é mostrar a possibilidade de desenvolvimento da atividade filosófica junto aos discentes do ensino fundamental. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que orienta a educação pública no Brasil, não prevê a obrigatoriedade da disciplina de filosofia para os anos finais do ensino fundamental. Entretanto, a BNCC registra várias habilidades que deseja incutir, desenvolver ou aprimorar nos discentes. Entre eles cito: a reflexão; o senso crítico; a participação democrática; a atitude questionadora; a ética cidadã, entre outras. Na BNCC são definidas as aprendizagens essenciais necessárias aos discentes durante o percurso letivo nos anos da Educação Básica, aqui entendido como o ensino fundamental e médio. A proposta de ensino presente na BNCC, alternando o foco na transmissão de conteúdo pronto para o desenvolvimento de habilidades e aquisição de conhecimentos encontra ressonância na prática filosófica. A disciplina de filosofia, como espaço privilegiado e natural do desenvolvimento da atividade filosófica, mostra sua pertinência para atender uma gama considerável de objetivos propostos e o desenvolvimento de habilidades constantes na BNCC.
Abstract: The National Common Curricular Base (BNCC), a document that guides public education in Brazil, does not provide for the mandatory subject of philosophy for the final years of elementary school. However, BNCC registers several skills that it wishes to instill, develop or improve in students. Among them I mention: reflection; critical sense; democratic participation; the questioning attitude; civic ethics, among others. At BNCC, the essential learning necessary for students during their academic career in the years of Basic Education, understood here as primary and secondary education, is defined. The teaching proposal present at BNCC, alternating the focus on the transmission of ready-made content for the development of skills and acquisition of knowledge, finds resonance in philosophical practice. The discipline of philosophy, as a privileged and natural space for the development of philosophical activity, shows its relevance in meeting a considerable range of proposed objectives and the development of skills contained in the BNCC.
Palavras-chave: Atividade Filosófica
BNCC
Educação
Ensino Fundamental
Filosofia.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8936
Data do documento: 2024
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