Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8936
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPAULO CESAR TONET-
dc.date.accessioned2024-07-03T21:40:38Z-
dc.date.available2024-07-03T21:40:38Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8936-
dc.description.abstractThe National Common Curricular Base (BNCC), a document that guides public education in Brazil, does not provide for the mandatory subject of philosophy for the final years of elementary school. However, BNCC registers several skills that it wishes to instill, develop or improve in students. Among them I mention: reflection; critical sense; democratic participation; the questioning attitude; civic ethics, among others. At BNCC, the essential learning necessary for students during their academic career in the years of Basic Education, understood here as primary and secondary education, is defined. The teaching proposal present at BNCC, alternating the focus on the transmission of ready-made content for the development of skills and acquisition of knowledge, finds resonance in philosophical practice. The discipline of philosophy, as a privileged and natural space for the development of philosophical activity, shows its relevance in meeting a considerable range of proposed objectives and the development of skills contained in the BNCC.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectAtividade Filosófica-
dc.subjectBNCC-
dc.subjectEducação-
dc.subjectEnsino Fundamental-
dc.subjectFilosofia.-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleA ATIVIDADE FILOSÓFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS: possibilidades constantes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1RONALDO JOSE MORACA-
dc.description.resumoO objetivo do presente trabalho é mostrar a possibilidade de desenvolvimento da atividade filosófica junto aos discentes do ensino fundamental. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que orienta a educação pública no Brasil, não prevê a obrigatoriedade da disciplina de filosofia para os anos finais do ensino fundamental. Entretanto, a BNCC registra várias habilidades que deseja incutir, desenvolver ou aprimorar nos discentes. Entre eles cito: a reflexão; o senso crítico; a participação democrática; a atitude questionadora; a ética cidadã, entre outras. Na BNCC são definidas as aprendizagens essenciais necessárias aos discentes durante o percurso letivo nos anos da Educação Básica, aqui entendido como o ensino fundamental e médio. A proposta de ensino presente na BNCC, alternando o foco na transmissão de conteúdo pronto para o desenvolvimento de habilidades e aquisição de conhecimentos encontra ressonância na prática filosófica. A disciplina de filosofia, como espaço privilegiado e natural do desenvolvimento da atividade filosófica, mostra sua pertinência para atender uma gama considerável de objetivos propostos e o desenvolvimento de habilidades constantes na BNCC.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Filosofia - Licenciatura (FACH)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.