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Tipo: Dissertação
Título: AVALIAÇÃO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor(es): Guadalupe Brandão de Souza
Primeiro orientador: Silvia Adriana Rodrigues
Resumo: Este trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa Educação, Infâncias e Diversidade, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, teve como objetivo geral apresentar um cenário das pesquisas desenvolvidas em nível de mestrado e doutorado que discutem a avaliação numa perspectiva inclusiva em nosso país. Foram definidos como objetivos específicos: levantar o número de teses e dissertações que tivessem como objeto de estudo a avaliação e ou práticas avaliativas na perspectiva da inclusão escolar e ou educação inclusiva; identificar e discutir as concepções de avaliação e inclusão escolar adotadas nos trabalhos selecionados; apontar as abordagens teórico-metodológicas das pesquisas; e discutir os resultados, conclusões e contribuições dos estudos. Tomou como objeto de investigação os estudos encontrados que tratam da avaliação numa perspectiva inclusiva, produzidas na área da Educação, que discutem o tema independentemente da concepção e ou perspectiva de estudo abordada. Em termos de recortes metodológicos, recorreu-se a uma abordagem de investigação quanti-qualitativa, bibliográfica, de caráter exploratório, do tipo estado do conhecimento, sem um recorte temporal definido a priori. O mapeamento das produções (teses e dissertações), realizado no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), produzidos entre os anos de 2006 e 2020 que não se configurou em recorte temporal, mas o período referente as publicações dos trabalhos que foram encontrados e selecionados para o estudo em questão. A busca resultou na seleção de 28 pesquisas produzidas no Brasil, revelando um número pouco significativo de trabalhos considerando os critérios estipulados para esta investigação. A análise qualitativa dos dados encontrados, se deu a partir de duas categorias de análise, a saber: concepções de inclusão e de avaliação escolar. No que tange as concepções de Inclusão Escolar, os resultados apontam o predomínio da concepção de Educação para Todos na escola regular, bem como mostrou o predomínio da Educação Especial ao tratar da Inclusão e Avaliação Escolar. Acerca das concepções de Avaliação Escolar encontradas nos trabalhos, há o predomínio das mais recorrentes nas discussões, como: Avaliação Processual ou Formativa; Avaliação Diagnóstica e Avaliação Mediadora. O cenário encontrado mostrou que inexistem trabalhos com a concepção de avaliação escolar assumida como referência neste estudo, que é a de “criar” novos modos de avaliar, como aponta Sandra Corazza. Palavras-chave: Avaliação Escolar; Inclusão Escolar; Diferença; Diversidade; Estado do conhecimento.
Abstract: This study, linked to the Education, Childhood and Diversity Research Line, of the Postgraduate Program in Education, of the Federal University of Mato Grosso do Sul, Campus of Três Lagoas, had the general objective of presenting a scenario of research carried out at the level of master's and doctorate degrees that discuss evaluation from an inclusive perspective in our country. Specific objectives were defined: to raise the number of theses and dissertations that had as their object of study evaluation and/or evaluation practices from the perspective of school inclusion and/or inclusive education; identify and discuss the concepts of evaluation and school inclusion adopted in the selected works; point out the theoretical-methodological approaches to research; and discuss the results, conclusions and contributions of the studies. It took as its object of investigation the studies found that deal with assessment from an inclusive perspective, produced in the area of Education, which discuss the topic regardless of the conception and/or study perspective addressed. In terms of methodological frameworks, a quantitative-qualitative, bibliographical, exploratory, state-of-knowledge research approach was used, without a time frame defined a priori. The mapping of productions (theses and dissertations), carried out in the database of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), produced between the years 2006 and 2020, which was not configured as a time frame, but the period referring to the publications of the works that were found and selected for the study in question. The search resulted in the selection of twenty-eight studies produced in Brazil, revealing an insignificant number of works considering the criteria stipulated for this investigation. The qualitative analysis of the data found was based on two categories of analysis, namely: concepts of inclusion and school evaluation. Regarding the concepts of School Inclusion, the results point to the predominance of the concept of Education for All in regular schools, as well as showing the predominance of Special Education when dealing with Inclusion and School Assessment. Regarding the concepts of School Assessment found in the works, there is a predominance of the most recurrent ones in the discussions, such as: Procedural or Formative Assessment; Diagnostic Assessment and Mediational Assessment. The scenario found showed that there is no work with the concept of school assessment assumed as a reference in this study, which is to “create” new ways of evaluating, as Sandra Corazza points out. Keywords: School Assessment; School inclusion; Difference; Diversity; State of knowledge.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8782
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

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